Unidades de saúde do município oferecem as vacinas das 8h às 18h

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, conclamou a população para participar do Dia D da Campanha da Multivacinação, que ocorre neste sábado (7), nas unidades básicas de saúde do município, das 8h às 18h, para imunizar toda a população que esteja com a vacina em atraso, desde a criança até o idoso.

Prefeito esteve na Unidade de Saúde Ronaldo AragãoPrefeito esteve na Unidade de Saúde Ronaldo Aragão

 

“Todas as vacinas são muito importantes. Hoje, estamos com apenas com um índice de vacinação de cerca de 50%, que é muito abaixo e preocupante. Faço um apelo às famílias de Porto Velho: levem suas crianças e adolescentes para vacinar, para atualizar o cartão de vacina. A vacina salva vidas e previne doenças”, destacou o prefeito.

Hildon Chaves esteve na manhã desta sexta-feira (6) na Unidade de Saúde Ronaldo Aragão, no bairro Nacional, acompanhado da secretária municipal adjunta de Saúde (Semusa), Marilene Penati.

“É preciso incentivar a vacinação contra a poliomielite e a coqueluche, doenças que estavam sob controle, mas que em razão da baixa vacinação nos últimos anos, voltaram a assustar. No Acre, foram registrados casos de coqueluche, uma doença séria e que se atingir crianças de até seis meses, tem um grande risco de mortalidade, infelizmente. A poliomielite chegou a ser erradicada no país, e pela baixa vacinação, é possível que ela volte. E é uma doença horrível, pois quando não mata, aleija”, completou Hildon.

Marilene Penati reforçou que “estamos com o índice de vacinação muito abaixo, entre as crianças de zero a cinco anos. Nossa prioridade são as crianças e jovens menores de 15 anos, para atualizar o cartão. O Dia D é para chamar a atenção para a importância da vacinação. Todas as vacinas estão disponíveis, de segunda à sexta-feira nas unidades de saúde, e especialmente para as crianças a partir de um ano, a pentavalente, que são cinco vacinas em uma”.

A vacina salva vidas e previne doençasA vacina salva vidas e previne doenças

A Semusa reforça a vacinação em áreas de fronteiras, na região da Ponta do Abunã, para conter a entrada da coqueluche em Porto Velho, numa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde. A força tarefa vai permanecer nas localidades de fronteira até o dia 12 de outubro, oferecendo todas as vacinas do calendário, através da campanha de multivacinação.

Vacinas

A Semusa vai abrir as unidades básicas neste sábado, das 8h às 18h, ofertando todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, como: covid-19, influenza, BCG, hepatite B, poliomielite, febre amarela; sarampo, coqueluche, caxumba e rubéola, dentre outras.Com exceção às unidades Areal da Floresta, Vila Princesa, USF Mariana e Osvaldo Piana, as demais unidades vão abrir para atender a população. Confira aqui o endereço das unidades em Porto Velho.

 

Fonte: Assessoria

Responder