Nosso grande mestre, nossa referência no jornalismo regional, um amigo de longas datas, que também era amigo de meu saudoso pai, o decano da imprensa, o querido Euro Tourinho, faleceu na noite dessa segunda-feira (25/11), aos 97 anos.

Nascido na cidade de Corumbá, no vizinho Estado  do Mato Grosso, no dia 17 de janeiro de 1922, chegou na região com 10 anos em 1932, quando seu pai, o Sr. Homero Tourinho, funcionário da Receita Estadual do M. Grosso, veio desempenhar suas funções no município de Santo Antônio do Alto Madeira, no extremo do norte de seu estado.

Após algum tempo, o Sr. Homero adquiriu umas terras na região de Abunã (seringal) mas as  coisas não prosperaram. Então voltaram para a cidade e Euro abriu uma sinuca, no início da década de 50, em frente ao Jornal Alto Madeira, na Rua Barão do Rio Branco. Daí então surgiu o interesse pelo jornalismo, e começou a escrever uma coluna, a qual ele assinava com pseudônimo de Eurly Tourinho, nome de sua única filha mulher.

Sempre me ensinou, e sempre foi muito carinhoso comigo. Só para se ter uma ideia da importância dele na minha vida, ele foi o meu primeiro entrevistado no meu primeiro programa de televisão. Eu sempre dizia à ele, que além de me ensinar, me deu muita sorte.

Euro Tourinho é um homem cuja história se mistura com a história de Porto Velho.
Euro escreveu muitas histórias… Euro faz parte da nossa historia.

Descanse em PAZ meu amigo.

 

ANÍSIO GORAYEB

Responder