Estudo do Indústria 2027 mostrou que, ao lado de Inteligência Artificial e Produção Inteligente e Conectada, a Internet das Coisas é uma das tecnologias com impactos potencialmente disruptivos até 2027 em um maior número de setores da indústria
A Internet das Coisas tem tudo a ver com o uso de sensores. Conectados à internet, eles permitem a integração de objetos, que passam a realizar ações sozinhos. Também conhecida como IoT (em inglês, Internet of Things), a Internet das Coisas é uma das oito tecnologias estudadas pelo projeto Indústria 2027. “De forma inteligente e sensorial, máquinas e objetos se interconectam e se autocontrolam, possibilitando, por exemplo, uma cidade com casas, transporte e fábricas inteligentes”, sintetiza o professor Antonio Carlos Bordeaux, especialista desta inovação no Indústria 2027.
Estudo do Indústria 2027 divulgado em outubro do ano passado mostrou que, ao lado de inteligência artificial e produção inteligente e conectada, a internet das coisas é uma das tecnologias com impactos potencialmente disruptivos até 2027 em um maior número de setores da indústria. Um desses setores é a Agroindústria. Importante para a economia brasileira, a Agroindústria é um dos 10 sistemas produtivos impactados pelas tecnologias em questão. A Internet das Coisas, por exemplo, possibilita o rastreamento do transporte de produtos agrícolas e o monitoramento de condições meteorológicas. Conheça, a seguir, outras aplicações da Internet das Coisas na Agroindústria:
SAIBA MAIS – O Indústria 2027 é um estudo que avalia o impacto de oito tecnologias em 10 setores da indústria. O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Acesse o site do projeto para conhecer todos os detalhes!
Fonte: CNI/Sarita González
Foto: Dod Vision