Lançamos um material que orienta os empreendedores sobre como gerenciar o dinheiro da empresa, para superar a crise de consumo e a queda nas vendas

O coronavírus é uma ameaça real aos pequenos negócios de todo o Brasil. Por isso, elaboramos um guia de gestão financeira para apoiar os empresários neste momento de instabilidade econômica causada pelos efeitos do novo coronavírus.

O material traz orientações sobre como realizar um controle das finanças mais preciso diante de complicações nos negócios no atual cenário, que envolvem redução no movimento de clientesfaturamento menor, diminuição na produção, entre outras.

Abaixo, separamos dicas rápidas de como se preparar para a queda na arrecadação de dinheiro.

A primeira medida é fazer uma previsão das despesas da empresa para os próximos dois ou três meses. Assim, é possível priorizar aquelas fundamentais para a operação do negócio.

Depois, procure ajustar as despesas de acordo com a situação: evite os gastos, a não ser que seja extremamente necessário, e negocie um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos com fornecedores e instituições financeiras.

Além disso, adote medidas que permitam um aumento do seu faturamento, como criar promoções de produtos encalhados no estoque, oferecer serviços de entrega e ampliar as formas de pagamento.

É importante também fazer a gestão do fluxo de caixa da empresa para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos. Se não souber como fazer, confira nosso curso online e gratuito sobre o assunto.

Fonte: Sebrae

Responder