Mais de 5 toneladas de lixo foram retiradas dos rios de Candeias do Jamari, durante uma ação intitulada projeto Rio Limpo, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) em parceria com entidades públicas e privadas, durante o fim de semana.

Lixo retirado das águas do rio Jamari, em Rondônia

Além da limpeza, outro objetivo era integrar a população para que as áreas de balneários sejam preservadas, assegurando a proteção ambiental das matas ciliares e Áreas de Preservação Permanente.

No total, 15 embarcações, inclusive com mergulhadores para recolher entulhos, auxiliaram na retirada dos lixos que estavam às margens do rio e no fundo.

Segundo os organizadores, vaso sanitário e vários aparelhos televisores foram encontrados e retirados do rio. O material reciclável foi reaproveitado.

Para a Ilha Verde, Complexo Turístico de Candeias do Jamari, e para a praia de Caldeiritas, cuja área pertence à Candeia, a empresa Eco Madeira vai doar lixeiras para serem instaladas nesses locais.

A campanha foi realizada em parceria com a Polícia Militar Ambiental, Associação dos Pescadores Amadores de Rondônia (Sopescar), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Candeias (Catacandeias), Pescadores Subaquáticos, Caiaqueiros e dezenas de voluntários.

 

Fonte: rondoniagora

Responder