Atividades vão acontecer entre os dias 11 e 25 de novembro
Atividades do Dia da Consciência Negra serão abertas ao público
Uma programação especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho, com o apoio de diversos parceiros, para celebrar o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades foram divididas em três blocos e vão ocorrer entre os dias 11 a 25 de novembro.
A abertura das atividades acontece no dia 11, a partir das 16h, no Porto Velho Shopping, com exposição, apresentações culturais e atividades de beleza voltadas à cultura afro. Já no dia 12 acontece uma visita guiada de alunos da rede municipal de ensino, discussões sobre os aspectos psicossociais das transições capilares, expressão e cultura.
No dia 13, a partir das 15h, tem início as oficinas de turbante, entre outras ações, dentro da programação coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), com o apoio da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).
O cronograma de atividades no Shopping acontece até o dia 21. As atividades são abertas ao público desde que seja feita uma inscrição prévia no site.
Outro endereço que também recebe uma série de ações comemorativas é a Praça CEU, localizada na rua Antonio Fraga Moreira, bairro JK, zona Leste. Conforme o calendário, de 15h às 20h serão realizadas a Feira de Afro Empreendedoras, oficinas, palestras e apresentações culturais.
A semana encerra no dia 25 com o V Congresso Municipal de Educação no Teatro Estadual Palácio das Artes, quando acontece um painel sobre as questões raciais, capacitando os professores da rede municipal. O evento é destinado apenas aos servidores da Semed.
Também são parceiros da Prefeitura a Comepi, Fercomércio do Rio Grande do Sul, Sebrae Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Associação das Filhas do Boto Nunca Mais e o Núcleo Étnico Raciais Mãe Esperança.
Fonte: Prefeitura/PVH