No que diz respeito ao ato de cultivar graviola, você tem duas opções disponíveis. Se você quer uma árvore com frutas que você come, então você deve optar por uma doce graviola.

Por outro lado, se você pretende transformar a graviola em suco de Guyabano, opte por uma gravioleira azeda.

Veja mais adiante todos os passos necessários para cultivar essa fruta.

Preparação do terreno

Este tipo de árvore cresce em qualquer tipo de solo; prefere uma argila rica e profunda. Um solo bem drenado com o valor de PH de 6,1 a 6,5 ​​é preferível.

Você pode plantar graviola em padrões retangulares ou triangulares a uma distância de 4mx4m a 7mx7m. No caso de grandes fazendas, pode-se preparar o terreno usando o sistema de lavoura tradicional com aração e gradagem. No entanto, isso pode não ser viável para você se você for um pequeno agricultor.

Para os pequenos agricultores, é melhor preparar o terreno cortando a vegetação. Alise o terreno quando terminar de limpar a vegetação. Você também precisará cavar buracos, que têm 50 cm de largura e pelo menos 50 cm de profundidade.

Depois de plantar as sementes, encha o solo e regue imediatamente.

A aplicação regular de fertilizantes estimula o rápido crescimento da árvore. Às vezes, a árvore não obtém todos os nutrientes de que necessita do solo. Nesses casos, os fertilizantes podem ser benéficos.

Você pode começar a aplicar fertilizantes um mês após o plantio da árvore. Inicialmente, as árvores não requerem muito fertilizante; no entanto, com o tempo, a proporção de fertilizante que as árvores requerem aumenta.

Quando você atinge o estágio de frutificação, a árvore requer 250-300 gramas de fertilizante. Você também pode usar fertilizantes orgânicos, que podem ajudar a fornecer micronutrientes à árvore.

Rega

A gravioleira pode sobreviver em condições secas, no entanto, como todas as árvores; eles também precisam de água para um crescimento saudável. Se a árvore ficar muito tempo sem água, pode perder todas as folhas.

Poda de árvore

A poda de árvores é bastante benéfica, pois permite que a luz alcance a árvore. Também remove ramos muito longos, que podem estar infectados.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

 

Fonte: Horta e Jardim/Rondorural

Responder