O vídeo de uma onça pintada saindo de uma área de mata e entrando em uma plantação de soja viralizou no WhatsApp e causou curiosidade em Vilhena, mas ninguém consegue confirmar com certeza onde a cena foi filmada. A falta de detalhes sobre o animal ou mesmo quanto à data em que o flagra foi captado mostra que, se o aplicativo e as redes sociais são ágeis para disseminar conteúdos virtuais, não produzem informações confiáveis.

Onça pintada entrando em plantação de soja em Vilhena, Rondônia

O FOLHA DO SUL ON LINE apurou que o vídeo começou a circular primeiro num grupo de ciclistas, que se mostraram preocupados diante da “informação” de que o felino teria sido filmado nas proximidades de uma lavoura que fica nos fundos da base da PRF, saída para Cuiabá (MT), rota por onde a “turma do pedal” passa com frequência.

O site questionou dois agentes da PRF e ambos disseram que o trecho parece mesmo o que fica perto da unidade, mas nenhum deu certeza de que a paisagem mostrada no vídeo fica mesmo em solo vilhenense.

A reportagem também fez contato com a Polícia Militar de Sapezal (MT), já que outra versão aponta a cidade mato-grossense como palco do “show” do animal selvagem, mas a corporação não tinha nenhuma informação sobre o avistamento da onça por lá.

Um caminhoneiro gravou áudio dizendo conhecer o trecho, que ficaria, segundo ele, em Lucas do Rio Verde (MT), mas também há dúvidas sobre a veracidade dessa informação.

Através do Google Maps, o site encontrou imagens muito parecidas com as do vídeo perto da divisa de Rondônia com Mato Grosso, a poucos metros da PRF, mas nem essa evidência é suficiente para atestar que foi por ali que a onça passou.

“Pela altura da soja dá pra ver que ela tem já uns 3 meses… então faz sentido em relação à época do ano, já que o plantio começa entre 10 e 15 de setembro. A cor das árvores parece a mesma, da estrada também, tem grama ali do lado do mesmo jeito também… e uma onça já foi avistada lá perto do posto fiscal”, disse um servidor do Idaron que trabalhou naquela área, ao analisar o vídeo a pedido da FOLHA, mas também sem dar certeza.

Na dúvida, os ciclistas estão avaliando se convém passar por aquele percurso, sob o risco de dar de cara com o felino, que costuma atacar com violência para proteger seus filhotes.

O FOLHA DO SUL ON LINE espera que, após a divulgação do vídeo, o autor ou alguém que tenha mais informações, entre em contato com a redação, que continua buscando mais informações sobre o episódio.

CLIQUE ABAIXO e assista o vídeo.

Fonte: Folha do Sul Online

Responder