O vereador Dr. Paulo Henrique (PTB) cobrou do Presidente do SAAE, Tiago Tezzari, e do secretário do meio ambiente, Sandro Coelho, para que seja realizada a manutenção da rede de esgoto que está caindo direto no Rio Piarara, causando impacto ambiental imensurável. A denuncia foi feita pelos moradores que moram nas proximidades da área de preservação presente do Bairro Jardim Saúde.

De acordo com o Vereador, o Rio Piarara está recebendo esgoto doméstico em seu leito, causando um grande transtorno aos moradores da região. O motivo do impacto ambiental é a tubulação de esgoto entupida, localizado entre a Rua Oliveira de Mello e Av. marginal, próximo a região central de Cacoal.
Por que o despejo de esgoto sem tratamento nos rios é um problema?
Quando despejado nos rios sem tratamento, o esgoto altera a composição natural daquele ecossistema, trazendo danos para a fauna e a flora aquática e os seres humanos que vivem no entorno. O despejo de esgoto sem tratamento nos rios causa a poluição dos recursos hídricos que, em sua maioria, são os disponíveis para consumo humano ou para irrigação de lavouras.

“O tratamento de esgoto é um importante parâmetro de desenvolvimento de uma sociedade. Nosso mandato se empenha pelo desenvolvimento sustentável, sem esquecer o meio ambiente. Solicito ações concretas do Poder Público para recuperação da rede de esgoto, bem como do Rio Piarara, retirada de lixo e a manutenção das áreas de preservação permanente” destacou o vereador.
Fonte: Assessoria