Em meio a crises internacionais e em diferentes regiões do país, Rondônia aparece como uma espécie de ilha de crescimento econômico. Prova disso é o salto de mais de 45 por cento nas exportações do Estado, comparando-se com o mesmo primeiro quadrimestre do ano passado. Quanto vendemos e o que mais vencemos para o exterior? As exportações do nosso Estado atingiram, entre janeiro e o final de abril passado, nada menos do que 903 milhões e 300 mil dólares, de acordo com o sistema para Consultas e Extração de dados do comércio exterior brasileiro (Comex Stat) do Governo Federal.

Os produtos mais exportados nos quadrimestres de 2021 e 2022 são carnes bovinas, em primeiríssimo lugar e, logo depois a soja.  Neste ano, os cinco países que mais importaram nossos produtos foram Espanha, China, Turquia, Países Baixos e Estado Unidos. Já em em 2021 foram Espanha, Países Baixos, Turquia, China e Hong Kong.

Esse destaque tem influência das ações do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, com programas de incentivos tributários, Conselho de Desenvolvimento do Estado (Conder) e “Invest Rondônia”, em parceria com entidades e secretarias do Estado.

Uma série de ações governamentais ajudam neste trabalho de expansão nas nossas exportações, desde incentivo a nossa participação em feiras internacionais até o acompanhamento de empreendimentos já instalados nos 52 municípios do Estado, realizando a conexão entre a cadeia produtiva, câmaras de comércios e embaixadas.

Até o momento, a coordenadoria que cuida dos negócios internacionais tem 30 empresas em acompanhamento, que somam mais de 13 mil novos empregos e mais de 4 bilhões de reais de futuros investimentos para o Estado.

 

Fonte: Coluna Opinião de Primeira

Autor: Sérgio Pires

Responder