Condutores que não atualizarem os documentos podem perder a autorização para prestar serviço
O trabalho de mototaxista em Porto Velho foi regulamentado em 2009 e tem grande importância para a mobilidade dos moradores na cidade. Atualmente, há 695 trabalhadores cadastrados junto à Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), sendo que 20 atuam no distrito de Jaci-Paraná.
No entanto, segundo o diretor substituto da pasta, Júlio Daniel Cunha, o número de mototaxistas cadastrados no município chegou ao limite e o condutor que não renovar seu cadastro anualmente pode perder a autorização para prestar o serviço.
“Muitos dos condutores autorizados deixaram de pagar as taxas e apresentar as documentações anuais, fazendo com que algumas autorizações fiquem paradas. Estamos regulamentando as normas para que, em um prazo definido, caso o mototaxista não se regularize, ele perca a concessão e a Prefeitura passe para outra pessoa”, explicou.
A renovação do cadastro anual é obrigatória para os mototaxistas autorizados e seus auxiliares. Ela deve ser feita presencialmente na sede da Semtran, localizada na avenida Amazonas, 698, bairro Santa Bárbara, de 8h às 14 horas.
Francisco Lima, mototaxista, fala da importância do cadastro atualizado
Entre os documentos necessários, estão certidão negativa criminal, histórico da CNH, certificado do curso de mototaxista, atestado de sanidade física e mental, entre outros. A lista completa dos documentos está disponível na página da Semtran.
O mototaxista Francisco Das Chagas de Lima, que trabalha na área há 14 anos em Porto Velho, conta a importância de manter o cadastro atualizado.
“Esse cadastro na Semtran é muito importante, porque a gente trabalha legalizado. Nós somos identificados e entendemos a responsabilidade que é carregar um passageiro. Temos que ser transparentes, com as documentações certinhas”, afirma.
Fonte: Assessoria