Sábado, 03 de Setembro de 2022 – 15:13
Participaram da solenidade, que aconteceu na sala da Banda de Música, o comandante-geral da PMRO, coronel PM James Alves Padilha, o secretário da Sesdec, coronel PM Pachá, o secretário adjunto, Hélio Ferreira, além de oficiais militares.
Com 60 horas, entre teoria e prática, o curso objetivava elevar ao máximo o conhecimento de como funciona o corpo na hora da execução das atividades, lembrando que o instrumento começa em seu corpo.
A aplicação na Banda da PMRO está sendo considerada um marco no mundo, pois não existe banda ainda que foi aplicada tal tarefa. “Hoje, a Banda de Música da PMRO possui um aprimoramento técnico mais elevado para abrilhantar ainda mais os eventos de nossa Corporação”, disse o comandante-geral.
A maior surpresa do instrutor Sylas Xavier foi que 98% de toda a banda correspondeu imediatamente a todos os exercícios de forma exemplar. Tínhamos uma programação de 10 dias e no primeiro dia todos os músicos superaram etapas como nunca visto. E complementou que a Banda de Música da PMRO passa a ter um know how único no mundo quando se fala em técnicas com instrumento de sopro: “é impressionante a evolução técnica que percebemos desses músicos em tão pouco tempo. A PMRO a partir de hoje possui a única Banda de Música do mundo que trabalhará com esse processo refinado” disse o professor.
As mudanças já começaram a ser percebidas na formatura do Dia do Soldado, em 25 de agosto, quando o curso já havia iniciado. Já se percebe em formaturas a diferença técnica que o curso deu para os músicos da PMRO. Na formatura do dia 25 de agosto, quando se comemorou o Dia do Soldado no Quartel do Comando Geral da PM, me disseram que já dava pra perceber os resultados do treinamento durante o Curso finalizou o Secretário da Sesdec, coronel Pachá.
Fonte: News Rondônia