O prazo final para confirmação dos clubes na Copa Verde dado pela CBF, se encerrou na sexta-feira, 26/08 as 12:00 horas
A 9ª edição da Copa Verde anunciada pela CBF nesta quinta-feira, 25/08, sofreu uma grande desvalorização e o enfraquecimento da competição, após a desistência de vários clubes, além da queda no nível técnico das partidas depois de alguns clubes divulgarem que irão participar com jogadores das bases, Sub-20 e Sub-23.
O prazo final para confirmação dos clubes na Copa Verde dado pela CBF, se encerrou na sexta-feira, 26/08 as 12:00 horas.
Ao menos seis clubes se manifestaram e desistiram de participar da competição interestadual, que reúne equipes das regiões Norte, Centro-Oeste, além do Espírito Santo, em um total de 24 clubes para a disputa. A Copa Verde está programada para começar em 25 de outubro e vai até 15 de novembro. E o campeão garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2023 e embolsa cerca de R$ 1,9 milhão.
O total de confirmados oficialmente, ainda não foi divulgado pelo Departamento de Competições da CBF, o que deve ocorrer no início da semana, e provavelmente perto de 1/3 a menos do número de 24 vagas. De acordo com informações, os clubes desistentes não serão substituídos por outras agremiações.
O Remo (PA), atual campeão (2021) da competição foi o sexto a recusar a vaga na Copa Verde. Anteriormente já haviam se manifestado pela desistência: O Atlético Goianiense e Grêmio Anápolis (GO); Nova Venêcia (ES); Manaus F C (AM) e Ceilândia (DF). O Trem Desportivo (AP) estava avaliando a possibilidade ou não de participar.
MANAUS F C – AM
O presidente Giovanni Silva se mostrou decepcionado com a decisão, haja vista a situação que vários clubes da competição estão vivendo: “O que vai fazer quem encerrou seu calendário e dispensou elenco? E quem vive momento delicado tentando sair de uma zona de rebaixamento? E quem já não tem dinheiro para competir?”
Com o fim da sua participação no Campeonato Brasileiro Série C 2022, o Manaus vive uma reformulação interna, já tendo liberado 70% do seu elenco e iniciando o planejamento visando a temporada de 2023.
Giovanni reafirmou a postura do clube e deixa claro que não irá compactuar da decisão. “Não irei legitimar uma decisão que não foi feita com a presença dos clubes participantes.”, finalizou.
NOVA VENÉCIA – ES
O Nova Venécia também abriu mão de fazer sua primeira participação na Copa Verde em 2022. O Leão do Norte emitiu nota oficial onde divulgou a decisão de não representar o Espírito Santo no torneio regional.
Como justificativa, o time capixaba alegou que o foco está no planejamento para a temporada de 2023, e apenas o Campeonato Capixaba e Copa Espírito Santo. O comunicado aponta que jogar a edição 2022 é “inviável tanto esportivamente quanto financeiramente”.
Nota oficial
O Nova Venécia anuncia que não participará da edição da Copa Verde desta temporada. O clube decidiu abrir mão da competição que foi anunciada apenas hoje pela CBF e não ficará com a vaga a qual tem direito. Nossa diretoria e comissão técnica atestaram que participar do torneio seria inviável tanto esportivamente quanto financeiramente. Por isso, infelizmente não estaremos neste grande torneio e focaremos os nossos esforços na montagem do time e nas melhorias na estrutura visando o ano de 2023.
Antônio Marcos de Andrade
Presidente
REMO – PA
O anúncio oficial foi feito na manhã de sexta-feira, 26/08, pelo presidente Fábio Bentes, durante entrevista coletiva no Baenão. Na ocasião, Bentes explicou os motivos pelos quais o clube não vai disputar a competição regional.
“Após reunir internamente tanto a diretoria e com o Conselho (Deliberativo), optamos por não participar da forma dada como foi definida a Copa Verde. Acabamos de desfazer nosso elenco por não ter competições e iniciamos o planejamento para 2023. Montar um elenco às pressas seria prejudicial. A competição vai durar 15 dias e você é obrigado a fazer contrato de 3 meses. O aspecto financeiro pesou, não é viável. Não íamos assumir novas dívidas”, disse.
Além disso, o presidente do Remo projetou uma “desvalorização” da competição da forma como ela está sendo elaborada para este ano.
“Ser realizada em 15 dias, em final de temporada, com os times entrando com Sub-20 e Sub-23, mostra que a qualidade técnica vai estar abaixo do que poderia ser. Os times estão entendendo que não vale a pena colocar seu time principal. Isso está desvalorizando a competição.
COM JOGADORES DAS BASES
ACRE
Conforme as informações de bastidores do futebol acreano terá dois clubes participantes na Copa Verde 2022: Rio Branco e Humaitá. O Estrelão deverá contar com um time totalmente caseiro e o Humaitá não deve ser muito diferente, apesar de trabalhar com uma política de importar jogadores de outros estados.
RONDÔNIA
O representante do Estado, o Real Ariquemes já anunciou que irá para a disputa da Copa Verde com a base do time Sub-20, que está em atividade aguardando a Copa do Brasil Sub-20 e em janeiro a Copa São Paulo de Futebol Junior.
Outros clubes também irão participar do torneio com o time sub-23, atletas pouco utilizados na temporada, como são os casos de Cuiabá (MT), Goiás e Vila Nova (GO), que disputam o Brasileirão nas séries A e B.
CONFIRMADOS
ACRE
– Rio Branco Football Club
– Sport Club Humaitá
AMAZONAS
– São Raimundo Esporte Clube
DISTRITO FEDERAL
– Brasiliense Futebol Clube
MATO GROSSO DO SUL
– Costa Rica Esporte Clube
MATO GROSSO
– Cuiabá Esporte Clube
– Luverdense Esporte Clube
– Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense
GOIÁS
– Goiás Esporte Clube
– Vila Nova Futebol Clube
PARÁ
– Paysandu Sport Club
– Tuna Luso Brasileira
RONDÔNIA
– Real Ariquemes Esporte Clube
ESPÍRITO SANTO
– Real Noroeste Capixaba Futebol Clube
TOCANTINS
– Tocantinópolis Esporte Clube
RORAIMA
– São Raimundo Esporte Clube
– Náutico Futebol Clube
Fonte: LS Esporte