O secretário foi exonerado nas primeiras horas deste sábado (08)

O Governo do Estado de Rondônia exonerou neste sábado (08) o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), Coronel da Polícia Militar, José Hélio Cysneiros Pachá.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial. Com o grande número de homicídios, roubos e outros crimes praticados por organizações criminosas, principalmente em Porto Velho, o Secretário Pachá vinha sendo muito cobrado por não conseguir reduzir o índice alarmante da criminalidade.

Hélio Pachá foi nomeado Secretário de Segurança desde o início do Governo Marcos Rocha e vinha sendo muito pressionado em virtude do elevado número de homicídios.

O aumento de mortes violentas é facilmente constatado se levarmos em conta que em 2021, foram registrados 85 assassinatos no primeiro trimestre. A triste estatística de mortes cresceu 48%, no mesmo período, entre os dois anos analisados (2021 e 2022).

Os dados da própria Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), apontam que 83,3% das vítimas de assassinato em Rondônia, são homens. Em 2022, o mês que mais registrou assassinatos foi janeiro com 54; já em fevereiro, foram 29 mortes; e em março foram 43 homicídios.

O tenente-coronel BM Felipe Bernardo Vital, 38, é o novo Secretário de Segurança Pública de Rondônia.

 

Fonte: Rondoniaovivo

Responder