Evento ainda discutiu gênero reportagem e homenageou pioneirismo
Em uma noite de celebração ao trabalho da imprensa, o Ministério Público de Rondônia anunciou, na última terça-feira (22/11), os vencedores das cinco categorias do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo, promovendo, na solenidade que marcou a edição comemorativa pelo aniversário de 40 anos da Instituição, uma homenagem ao pioneirismo da produção jornalística local e uma reflexão sobre a importância do gênero reportagem, com a palestra do ex-repórter da Rede Globo, Francisco José.
Mencionando o caráter especial do concurso em 2022, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, pontuou a solidez da iniciativa, que busca, desde a primeira edição, prestar reconhecimento aos profissionais da notícia, cujo papel, exercido de forma livre e independente, é fundamental para a democracia.
“No ano em que comemora ‘Quarenta Anos de Atuação em Defesa da Sociedade’, tema do concurso, o Ministério Público homenageia a imprensa pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da sociedade rondoniense, de quem é porta-voz, ombreando com esta Instituição na missão de promover a Justiça”, afirmou.
Também presente, o coordenador-geral da premiação, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, pontuou a importância da interlocução do MP com a imprensa, parabenizando os profissionais pelo exercício de um fazer jornalístico voltado para a prestação de informação de credibilidade. “Vivemos num momento em que temos o desafio das fake news. Os jornalistas são nossos grandes guardiões nesse processo, quem nos protegem da desinformação”, ressaltou, ressaltando a pertinência da premiação realizada pelo Ministério Público.
Compuseram a mesa de honra do evento o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso; o vice-presidente da Associação do Ministério Público (Ampro), Marcelo Lincoln Guidio, e, ainda, a gerente de Comunicação Integrada, Maríndia Moura.
Vencedores – O 11º Prêmio MPRO de Jornalismo registrou a homologação de 36 trabalhos, nas categorias de Telejornalismo; Webjornalismo, Fotojornalismo; Cinegrafia e na modalidade especial Memória Institucional, esta destinada a reportagens de TV e sites sobre temas históricos ou que revisitassem atuações de grande repercussão da Instituição com abordagem atual.
Foi anunciado como vencedor, na categoria Fotojornalismo o trabalho ‘MP luta para garantir transporte público coletivo com acessibilidade em Rondônia’, de Jheniffer Núbia Gomes, G1 Rondônia. Em Cinegrafia, o primeiro colocado foi ‘Racismo X A luta contra a ignorância’, de Gleiton Felipe Baracho, Rede TV Rondônia.
Em Webjornalismo, foi declarada vencedora a reportagem ‘Ministério Público na defesa dos ribeirinhos sem aula há quatro anos por falta de transporte escolar fluvial’, de Fabiano do Carmo, Site Diário da Amazônia. Em Telejornalismo, ‘Violência Doméstica – Auxílio e assistência às vítimas podem mudar vidas’, de Júlia Scherer, TV Allamanda.
Na categoria Especial Memória Institucional, o prêmio foi destinado à matéria ‘MP luta para garantir transporte público coletivo com acessibilidade em Rondônia’, Jheniffer Núbia Gomes, site G1 Rondônia. (veja classificação abaixo).
Os vencedores de cada categoria receberam R$ 5 mil, além de troféus e certificados, que também foram destinados aos profissionais classificados como 2º e 3º colocados nos eixos temáticos (classificação geral abaixo).
Palestra – Como parte da programação, foi realizada a palestra ‘‘A atuação da imprensa e o papel do Ministério Público na defesa de direitos e proteção do meio ambiente’, pelo jornalista Francisco José. Ex-repórter da Rede Globo, o profissional falou da experiência acumulada na produção de grandes reportagens ao redor do planeta.
Em sua participação, o palestrante abordou os desafios da reportagem, incentivando a classe jornalística a buscar se revestir de senso de oportunidade, se engajando na busca de boas histórias, matéria-prima do jornalismo. Francisco José mencionou a Amazônia, celeiro de pautas ambientais e sociais, pontuando a importância dos profissionais terem um olhar atento para o bioma. “Vocês não precisam sair daqui para investirem na carreira. Há um grande potencial de trabalho no lugar onde estão. Persistam e não se deixem vencer pelos obstáculos”, afirmou.
O jornalista falou ainda sobre crimes contra o meio ambiente e a importância do diálogo da imprensa com instituições e governos, propondo uma reflexão sobre a produção jornalística como instrumento de transformação.
Homenagem Ciro Pinheiro- Um dos mais proeminentes nomes da imprensa local, o jornalista João Ciro Pinheiro de Andrade foi homenageado durante a solenidade de entrega do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo. O reconhecimento ao trabalho pioneiro do profissional na atividade jornalística do Estado apresentou estreita relação com tema do concurso, ‘Quarenta Anos de Atuação em Defesa da Sociedade’. O período de criação do MP rondoniense coincide com o do próprio Estado e diversas instituições.
Ciro Pinheiro, como ficou conhecido, foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (Sinjor), tendo sido o primeiro profissional de imprensa registrado na Delegacia Regional do Trabalho. Em Porto Velho, foi redator e colunista social do extinto Jornal Alto Madeira, empresa de que fez parte por quase 50 anos e que se tornou um dos emblemas de sua carreira.
“Quero manifestar não somente a minha emoção, mas, antes de tudo, o meu mais sincero agradecimento aos senhores e senhoras que compõem a Instituição”, disse, ao receber uma placa honrosa da Instituição.
Ao final da solenidade, o Ministério Público também prestou um reconhecimento aos julgadores desta edição, com entrega de placa de agradecimento aos integrantes da banca. Compuseram a comissão, para a categoria Webjornalismo, a Promotora de Justiça Conceição Forte Baena e as jornalistas Ana Clara Lages (MPT-14ª Região) e Luiza Archanjo (MPF/RO); para Telejornalismo, o Promotor de Justiça Roosevelt Queiroz Costa Júnior e as jornalistas Simone Norberto (TJRO) e Betânia Meireles; para Cinegrafia, o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso e os jornalistas Laelho Loyola (TJRO) e Marcela Ximenes; para Fotografia, o Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, e Ronaldo Nina (fotógrafo) e Eduardo Duarte (MP do Acre) e, ainda, para Memória Institucional, a Promotora de Justiça Edna Capeli da Silva Oliveira e os jornalistas Luís Alexandre Freitas (TRT-14 Região) e Maria Fábia Moraes Assumpção (Assessora de Comunicação do Governo de Alagoas).
Categoria Fotojornalismo
1º
Título: MP luta para garantir transporte público coletivo com acessibilidade em Rondônia
Autor: Jheniffer Núbia Gomes
Veículo: G1 – Rondônia
2º
Título: A importância da paternidade na vida de uma criança
Autor: Beatriz Mendes
Veículo: Diário da Amazônia
3º
Título: História: Porto Velho comemorará 110 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, fechada?
Autor: Rodrigo Moraes
Veículo: Rondoniaovivo
Categoria Cinegrafia
1º
Título: Racismo X A luta contra a ignorância
Autor: Gleiton Felipe Baracho
Veículo: Rede TV Rondônia – Rede TV
2º
Título: Treinamento de Incêndio no MPRO
Autor: Cledson Paiva
Veículo: Sic TV – Rede Record
3º
Título: Ouvidoria das Mulheres MPRO
Autor: Alex Rocha dos Santos
Veículo: TV Meridional – Band
Categoria Webjornalismo
1º
Título: Ministério Público na defesa dos ribeirinhos sem aula há quatro anos por falta de transporte escolar fluvial
Autor: Fabiano do Carmo
Veículo: Diário da Amazônia
2º
Título: Força-Tarefa MPRO: ‘No Território das Lamentações’
Autor: Emerson Barbosa Afonso
Veículo: NewsRondônia
3º
Título: Diário da evasão: uma causa, um desafio e uma ação
Autor: Emerson Barbosa Afonso
Veículo: NewsRondônia
Categoria Telejornalismo
1º
Título: Violência Doméstica – Auxílio e assistência às vítimas podem mudar vidas
Autor: Júlia Scherer
Veículo: TV Allamanda – SBT
2º
Título do trabalho: Racismo X A luta contra a ignorância
Autor: Beatriz Mendes
Veículo: Rede TV Rondônia – Rede TV
3º
Título do trabalho: Operação Arigós
Autor: Fábio Diniz
Veículo: Rede Amazônica – Globo
Categoria Especial Memória Institucional
1º
Título: MP luta para garantir transporte público coletivo com acessibilidade em Rondônia
Autor: Jheniffer Núbia Gomes
Veículo: Site G1 Rondônia.
2º
Título: Em nome do Amor
Autor: José Cícero Moura
Veículo: Site Espaço Aberto
3º
Título: Casa Ana Fonseca
Autor: Priscila Souza Santos
Veículo: SIC TV – Rede Record
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)