Dia 25 de novembro – É o Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres. Nesse dia, mulheres se unem em manifestações pelo mundo numa voz uníssona exigindo o fim do Feminicídio (assassinato de mulheres) e das várias e múltiplas violências contra a mulher na sociedade.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começam no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

A Campanha foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de mulheres e organizações feministas em todo o mundo, para fomentar e mobilizar o engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Em Porto Velho – Rondônia, como em todos os anos, a Agenda da Campanha dos 16 Dias de Ativismo está bem intensa e com muitas atividades sendo realizadas pelas redes, coletivos feministas, grupos de mulheres, organizações da sociedade civil, sindicatos e instituições governamentais.

Numa agenda coordenada pela Rede Lilás e pelo Fórum Popular de Mulheres/Levante Feminista contra o Feminicídio em Rondônia e instituições públicas, as atividades previstas para marcar a semana, iniciaram no dia 21de novembro com o Lançamento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo coordenada pela Ouvidoria da Mulher e Promotorias de Justiça do Ministério Público de Rondônia. As ações seguem nas escolas, praças e empresas.

AGENDA

No dia 25, Dia Internacional pela eliminação da Violência contra as Mulheres foi realizada a atividade intitulada “Atitude Feminista”, às 8h na Praça Marechal Rondon (Praça do Baú), com exposição de materiais, faixas e distribuição de fitas brancas para os homens em trânsito na praça, num sinal de pedido de PAZ pelo fim da Violência contra a mulher.

À tarde foi realizada uma Roda de Conversa, pelo Projeto Canteiro da Paz: Obras pelo Fim da Violência contra a Mulher, uma iniciativa do Fórum Popular de Mulheres com homens trabalhadores da Construção Civil. A Roda de Conversa, com o Tema: Masculinidade e Violência baseada em Gênero, no IFRO Calama (B. Flodoaldo P. Pinto), com os alunos dos Cursos de Edificação e Eletrotécnica.

No sábado (26) às 19h (Brasília), aconteceu uma Live do Programa Fala Mana – das Mulheres da Amazônia/IMA/MAMA sobre Violência contra Mulher e Feminicídio com a Professora da Faculdade de Direito da UFBA, Myllena Calasans.

No dia (29), foi realizada uma reunião interinstitucional com os parceiros do Projeto Canteiro da Paz, no SINTEL, às 9h, na Rua Santos Dumont, nº 198, bairro Caiari. A reunião teve como intuito fomentar e pactuar com o setor da construção civil a parceria na execução do projeto nos canteiros de obras da cidade no período da campanha.

ENCONTRO FEMINISTA

No dia (30), a partir das 8h será realizado o I Encontro Feminista de Rondônia, com o tema: Feminismo no Brasil, qual a onda que nos move pela História? uma ação que visa fechar o ciclo dos 30 anos do Fórum Popular de Mulheres. O Evento será realizado na Escola Superior do Ministério Público de Rondônia, na Rua Tabajara, nº 834, B. Olaria, em Porto Velho. A Inscrição para participar do evento poderá ser feita pelo link https://doity.com.br/i-encontro-feminista-de-rondnia/

E para o fechamento da Agenda da Campanha dos 16 Dias de Ativismo, será realizado no dia 9 de dezembro, às 10h, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), a 6ª Edição do “Atitude pelo Fim da Violência contra a Mulher”, uma agenda da Rede Lilás, coordenado pelo TCE-RO, que finaliza o ciclo de atividades da referida campanha neste ano de 2022.

Fonte: Assessoria
Informações:
Rosimar Francelino (69)99207-2941
Benedita Nascimento (69) 99319-6519

Responder