Ação acontece a partir desta terça-feira (6) e vai até a quinta (8)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), realizam a partir desta terça-feira (6) uma ação de turismo de base comunitária na Resex Lago do Cuniã. O turismo de base comunitária é um processo de construção junto ao Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), que promove o protagonismo das comunidades atribuindo o modo de viver como principal atrativo desta atividade turística.
A ação acontece até quinta-feira (8), com capacitações, desenvolvimento de logomarca local para fortalecer a identidade da localidade, mapeamento da oferta turística, diagnóstico das necessidades de adequações para melhorar a infraestrutura turística de maneira sustentável sem causar impactos negativos ao meio ambiente.
Uma programação diversificada está prevista, com intervenções artísticas e culturais sob a coordenação da equipe de cultura do Serviço Social do Comércio de Rondônia. A Semdestur elaborou um plano de ação tendo como base o documento norteador elaborado pelo Instituto Rondoniense de Turismo (Irtur) junto ao ICMBio.
Plano de ação quer preparar as comunidades da Resex para o turismo receptivo
Esse plano de ação pretende preparar as comunidades da Resex Lago do Cuniã para o turismo receptivo, onde o turista possa conhecer o modo de viver da cultura ribeirinha através da culinária local, ambiente natural, moradia, trabalhos extrativistas, com trocas de experiências com os moradores.
O trabalho será desenvolvido através de parceria com esferas institucionais e empresariais, para um trabalho de capacitação técnica, de forma sustentável, fortalecendo a oferta turística sem perder suas características. A ação contará com a presença da especialista em turismo de base comunitária do Sesc/RR, Sabrina Viana, para somar com a expertise em desenvolvimento junto ao corpo técnico da Semdestur.
Para a secretária Glayce Bezerra, as comunidades tradicionais são grupos que possuem culturas diferentes e peculiaridades. “Precisamos organizar essas comunidades e criar mecanismos para potencializar suas riquezas naturais e culturais. A exploração da atividade turística de maneira sustentável propõe a conservação dos recursos naturais e da identidade beiradeira do nosso povo, preservando sua cultura, tanto no que diz respeito à organização social quanto à religião, economia e ancestralidade”, enfatiza.
PROGRAMAÇÃO
6 de dezembro
7h30: Previsão de chegada na margem do rio Jamari para travessia com os bandeirinhas
7h45: Travessia até São Carlos
8h40: Visita técnica em São Carlos
10h: Previsão de saída para Lago Resex Cuniã
10h20: Comunidade Pupunhas. Casa Paçoca (artesanato)
10h40: Tour pelas comunidades
11h: Parada estratégica no Balneário Cachoeirinha
11h40: Seguir à Comunidade Silva Lopes
12h: Chegada na Comunidade Silva Lopes. Acomodação no alojamento ICMBio
14h – 16h: Visitação nas comunidades de Araçá e Neves
17h: Reunião na Comunidade Silva Lopes
18h30: Exibição da Mostra Beradeira – Águas Que Me Tocam
7 de dezembro de 2022
5h30. Teste do alvorecer Lago do Cuniã
6h15: Retorno
08h – 11h: Capacitação “Qualidade no Atendimento ao Turista”
14h -17h: Corredor Cultural – Coordenação de Cultura/Sesc RO: Intervenções Artísticas a título de fortalecimento cultural Beradeiro
15h – 16h: Oficina de criação da Marca Resex Lago do Cuniã e caricaturas Beradeiras
18h30: Após pôr do sol, Mostra Beradeira, com a exibição do filme: Nazaré do Verde ao Barro
8 de dezembro
8h30 – 10h: Reunião com as lideranças. Apresentação do protótipo da Marca: Resex Lago do Cuniã
10h30: Partida para São Carlos
11h30: Retorno a Porto Velho
Fonte: Assessoria