“Foi um sonho realizado, o melhor presente de Natal e também do meu aniversário”

DA REDAÇÃO – Dois encontros para lá de emocionantes que a linguagem humana jamais poderá descrever. Um inesquecível presente de Natal que matou uma saudade de mais de 46 anos e uniu novamente três corações, o da mãe e um casal de filhos, separados pelo tempo e pela distância.

Para se ter uma ideia do tamanho da saudade, Méinas Silvano Gomes de Souza  tinha apenas um ano e oito meses quando seus pais se separaram. A irmã dele, Silvia Letícia Gomes, tinha dois aninhos a mais. Hoje, Silvano está com 48 anos e a irmã com 50.

Méinas Silvano e a irmã Silvia Letícia não se desgrudam da mãe

Com a separação dos pais Menas de Souza Gomes, hoje com 73 anos e Raquel Maria da Conceição, 66 anos, que na época moravam em Guajará-Mirim, na fronteira de Rondônia com a Bolívia, Raquel mudou-se para Pimenta Bueno, outro município rondoniense.

O tempo foi passando, Raquel foi mudando de cidades e até de estado, ficando cada vez mais distante dos filhos, mas nunca os esqueceu. O mesmo aconteceu com os filhos, que tão logo atingiram a adolescência começaram a procurá-la com os corações cheios de esperança, mas a cada ano que terminava parecia que o sonho ficava cada vez mais difícil de ser realizado.

“Um dia a minha irmã disse que não procuraria mais, que a gente nunca iria conseguir encontrar a nossa mãe novamente, mas respondi que só deixaria de procurar por ela depois que eu morresse”, contou Silvano.

AMIGOS AJUDAM

Depois de convencer o pai a lhe entregar uma cópia da certidão de casamento com os dados corretos da mãe, Silvano pediu ajuda de amigos e as buscas se intensificaram por diversos meios, inclusive pela internet.

A esperança passou a brilhar mais forte no coração saudoso do filho depois que um amigo advogado, realizando buscas pelo número do CPF e do Cartão do SUS, localizou uma mulher com dados semelhantes ao de Raquel em Aripuanã, no estado do Mato Grosso. 

Ele quase não se conteve de tanta emoção, mas precisava ter a mais absoluta certeza. Um colega de trabalho de Silvano que conhece Aripuanã, acionou uma amiga que mora lá e trabalha em uma distribuidora de gás. Esta conseguiu o contato de uma neta de Raquel, que por sinal mora na mesma rua e é cliente da distribuidora.

LÁGRIMAS DE EMOÇÃO

Após todas as informações confirmadas, as buscas de tantos anos finalmente chegaram ao fim e o encontro foi marcado. Raquel que trabalha em uma fazenda distante da cidade, pegou o ônibus e viajou o mais rápido possível para Porto Velho. 

O encontro emocionante com o filho aconteceu na estação rodoviária da capital de Rondônia, na tarde da última sexta-feira (23). Os dois se abraçaram longamente, se beijaram e derramaram muitas lágrimas de alegria.

Depois, ambos seguiram para Guajará-mirim, onde um novo encontro emocionante aconteceu, desta vez entre Raquel e a filha Sílvia Letícia. 

“Quando ela chegou foi muito emocionante, quase não podia acreditar. Foi um sonho realizado, o melhor presente de Natal e também do meu aniversário, que foi agora no dia 19 de dezembro. Eu sempre pedia a Deus para encontrar minha mãe. Agradeço a ele e a todos os amigos que me ajudaram”, comentou. 

Fotos: Arquivo da família

Responder