A Polícia Civil de Rondônia tenta prender homens não identificados e fortemente armados que incendiaram uma caminhonete e uma motocicleta em uma fazenda invadida por pessoas que se dizem trabalhadores sem-terra. A fazenda está localizada na zona rural do município de Theobroma.
Dois homens procuram o quartel da PM de Theobroma, na última quarta-feira (25) e denunciaram o ataque. Disseram que estavam alojados com um grupo de pessoas na área de conflito agrário (fazenda invadida ), quando três homens encapuzados e armadas de fuzil, pistola e espingarda os ameaçaram de morte, e logo após, atearam fogo em uma caminhonete de marca Chevrolet modelo D20 e uma moto Honda modelo CG Titan, pertencente às vítimas.
No dia seguinte (26), uma equipe da Perícia Técnica da policia civil de Jaru esteve no local dos fatos juntamente com policiais militares de Theobroma e do distrito de Vila Palmares, para averiguar a denúncia e constataram que os veículos foram queimados dentro de uma área de mata fechada.
Mais ameaças
Quando os peritos faziam os trabalhos de praxe, um homem, que também está alojada na fazenda, relatou aos policiais que na manhã de quinta, novamente três homens fortemente armados invadiram o local e o ameaçaram de morte para deixar a área de conflito.
A fazenda onde vem sendo palco de varias ocorrências nos últimos meses, já teria sido desocupada por membros da segurança publica do estado, por pelo menos duas vezes, por força de ordem judicial de reintegração de posse expedida pelo Poder Judiciário de Jaru.
Outras Invasões
Em Outubro de 2022, cinco homens foram presos em flagrante por crime ambiental dentro de uma área de preservação (mata) na fazenda invadida pelos sem-terra.
Em Setembro de 2022, Policiais Militares de Theobroma, durante patrulhamento pela área rural, próximo ao local que teria sido invadido, apreenderam uma arma de fogo e conduziram dois homens que estavam acampados no assentamento Terra Prometida, dentro da mesma fazenda.
Fonte: Ariquemes Agora