Ossos de boi e carcaças de animais são disputados por urubus em plena via pública
O município de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, talvez seja uma das cidades do estado de Rondônia com a maior quantidade de áreas de terras urbanas desocupadas, os famosos baldios, do estado de Rondônia. A maior parte desses terrenos está, há muitos anos, cheios de matos e serve apenas para depósito de lixo, para abrigar animais peçonhentos e até pessoas que cometem crimes. Esta situação traz sérios problemas para a população e para a imagem da cidade.
O site Guajará Notícias recebeu recentemente algumas imagens de uma área dentro do perímetro urbano da cidade, onde existem várias quadras praticamente abandonadas. Pelo menos é o que dá para imaginar, pelas imagens devido à sujeira e o abandono até mesmo por parte do Poder Público. As imagens possibilitam observar ossadas de boi, que podem ser descartadas por casas de carnes instaladas no município. Essas ossadas são encontradas no bairro Nossa Senhora de Fátima e outros locais vizinhos. Exatamente na região onde esses problemas são registrados, existe a obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, cuja construção já dura mais de 15 anos e não há previsão para a conclusão. Diversos profissionais do setor de construção civil já fizeram avaliações da obra e constataram que faltam pouco mais de 5% para que os serviços fossem finalizados. É lamentável que uma obra seja abandonada nessas circunstâncias, principalmente em Guajará-Mirim, onde a situação da estrutura de saúde e muito precária. Atualmente, a obra inacabada do Hospital Regional serve apenas para políticos oportunistas fazerem suas campanhas eleitorais.
Os moradores da avenida Miguel Hatznakis, local em que todos esses problemas acontecem, pedem ao Poder Público, especialmente ao setor de fiscalização da Prefeitura de Guajará-Mirim, que veja com carinho essa situação, pois os transtornos são muito grandes. Essa sujeira toda causa doenças e cria uma péssima impressão do local. Nos últimos anos, muitos casos de Dengue, Zica Vírus e outros foram registrados na região. Não é fácil a vida dos moradores deste setor, porque eles convivem com esta situação há vários anos e as reclamações nunca foram ouvidas pelas autoridades.
Diante de tal situação de total abandono, a população clama e implora, mais uma vez, que as autoridades competentes façam alguma coisa. Embora as denúncias e reclamações sejam feitas frequentemente, pela população do setor, fica a impressão de que as autoridades não sabem da existência dos citados problemas, porque nenhum dos vereadores se manifesta, a Vigilância Sanitária e demais órgãos fiscalizadores não emitem nenhum parecer e a situação se estende por décadas. Infelizmente, problemas semelhantes ocorrem em outros bairros da cidade onde a situação de abandono é muito semelhante. Em nome das inúmeras famílias que enfrentam esses problemas, o jornal eletrônico faz um apelo às autoridades, mais uma vez, que adotem as providências devidas e resolvam essa situação.
Fonte: Guajará Notícias