Baixo efetivo põe em xeque a agilidade necessária aos atendimentos, denúncia parlamentar.
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) está solicitando ao Governo do Estado a ampliação do contingente de Bombeiros Militares para a unidade do Corpo de Bombeiros em Ji-Paraná. De acordo com a parlamentar, é prioritário fortalecer o efetivo da corporação, já que ela tem recebido muitas reclamações de moradores da região sobre a demora no atendimento.
Segundo relatos, as ocorrências demoram para serem atendidas, causando prejuízos nos atendimentos de acidentes e perdas de vidas, fato que poderia ser evitado com um atendimento mais ágil. Cláudia de Jesus pede que o Poder Executivo verifique a ampliação do contingente de profissionais, que atualmente não tem sido suficiente para atender à demanda local.
Em outubro do ano passado, durante uma audiência, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, informou que o baixo efetivo da corporação tem deixado muitos municípios do Estado desassistidos. Atualmente, o corpo de bombeiros de Rondônia conta com apenas 720 praças e oficiais, enquanto a demanda é de 2.286.
A deputada Cláudia de Jesus espera que o Governo do Estado tome as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores de Ji-Paraná e região. “É fundamental que a corporação esteja equipada e com efetivo suficiente para atender as demandas da população em casos de emergência”, disse.
Texto: Cristiane Abreu – Assessoria parlamentar
Foto: Antônio Lucas – Secom Ale-RO