Ação é apontada como uma das maiores da história daquele país

Por Emerson Barbosa
fotos e vídeos do arquivo pessoal de Eduardo del Castillo

O ministro da Justiça Eduardo del Castillo aponta a operação como uma das maiores já realizadas na Bolívia, no combate ao narcotráfico.

O enfrentamento, concentrou-se na província do Chapare ao Norte do estado (departamento) de Cochabamba no entorno da Villa Tunari.

Foi nesta área que homens da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (FELCN) detectaram uma imensa logística composta por laboratórios. Eram nesses locais que ocorriam o preparo da pasta base de cocaína.

Em apenas um deles, avaliado em quase R$ 2 milhões, a capacidade produtiva diária girava em torno de 80 a 100 Kg de cloridrato de cocaína.

Uma pista aberta pelos criminosos e 27 fabricas também foram tomadas pelo governo por meio do Ministério da Justiça. Imagens divulgadas por Eduardo Castillo mostram diversos galões e toneis, além de rádios comunicadores usados pelos criminosos.  Para que os locais não fossem novamente reaproveitados, tudo foi incendiado pela polícia.

Apontada como uma das maiores já realizadas no país, a operação resultou em quase R$ 10 milhões de prejuízos aos donos de carteis da Bolívia. Ninguém foi preso.

 VEJA O VÍDEO

Fonte: News Rondônia

Autor: Emerson Barbosa

Responder