Conselho vai exercer funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras
Pela primeira vez, em Porto Velho, será formado o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). A posse dos conselheiros acontece na próxima quarta-feira (5), às 9h, no auditório do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura, localizado na esquina das avenidas Sete de Setembro e Farqhuar, no centro histórico da cidade.
Composto por 20 membros titulares e a mesma quantidade de suplentes, o conselho vai exercer funções consultivas, deliberativas e também fiscalizadoras. Metade dos integrantes do colegiado são representantes da sociedade civil, e os demais representando órgãos da gestão municipal.
“Os conselheiros terão muito trabalho pela frente. Na primeira reunião após a posse, eles vão decidir quem será o presidente e compor toda diretoria. Além disso, durante encontros posteriores, terão que aprovar o regimento interno e estabelecer o calendário de reuniões e agendas de trabalho”, explicou a assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Elsie Shockness.
Os passos seguintes serão os trabalhos em defesa da garantia de direitos da igualdade de todas as raças que compõem o município de Porto Velho. As demandas levantadas pelos conselheiros deverão ser discutidas pelo colegiado e posteriormente apresentadas ao poder municipal, sugerindo mudanças, programas, projetos e ações a serem implementadas.
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
São eles: Associação Beradeiro, Ordem dos advogados de Rondônia (OAB), Faculdade Uniron, Associação Esportiva Barra Vento (capoeira), Associação Comunidade Indígena Kaxarari da Pedreira (em Extrema), Instituto de Empreendedorismo, Inovação e Pesquisa de Rondônia Vamos Fazer, Conselho Regional de Psicologia, Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), Federação dos Cultos Afros Religiosos Umbanda e Amerindios de RO (Fecauber), e Arquidiocese de Porto Velho.
Fonte: Assessoria