Por unanimidade, o prefeito afastado de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, teve seu mandato cassado, pela Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (26). Houve momentos de tensão na Casa de Leis, como a falta de energia, mas ao final, Valteir Queiroz, perdeu o cargo.
A sessão extraordinária foi convocada pelo presidente da Câmara, Aussemir Almeida, que no dia anterior, ensaiou descumprir ordem do desembargador, Roosevelt Queiroz, que havia determinado a suspensão da sessão. Em pedido de reconsideração, o desembargador Hiram Marques cassou a decisão anterior e permitiu a reunião política.
Valteir Queiroz foi afastado do cargo, no dia 14 de junho deste ano, após uma operação da Polícia Civil, deflagrada para investigar suspeita de corrupção na administração municipal de Candeias do Jamari
ENTENDA O CASO
A Comissão Processante, que estava investigando o caso desde abril, constatou que o prefeito realizou uma abertura de crédito no valor de aproximadamente R$ 2 milhões sem a autorização da Câmara. Essa ação foi considerada como uma irregularidade grave.
A sessão de julgamento durou três horas e contou com a presença de moradores, que lotaram o plenário da câmara. Todos os parlamentares acompanharam o parecer da Comissão, que considerou o prefeito culpado.
Com a decisão do Legislativo, o vice-prefeito, Toninho Cerejeiras (PSB), assume definitivamente o cargo de prefeito. Ele já estava exercendo a função desde o afastamento de Valteir Queiroz durante a operação “Articulata” da Polícia Civil, que aconteceu no mês passado.
Durante as investigações, também foi constatada a ocultação de valores recebidos de forma indevida para a aquisição de animais-gado, que foram registrados em nome de terceiros. Essa prática configura o crime de Lavagem de Dinheiro.
Fonte: Rondoniagora e Canal do Madeira