Posto de saúde funciona de forma precária em local provisório
Distante 220 km de Porto Velho, capital de Rondônia e com quase 1.500 habitantes, a população do distrito de Abunã, na BR-364, sentido Acre, sofre com a precariedade na área da saúde.
Moradores da localidade afirmam que faz quase 30 dias que a única ambulância está em manutenção e que o posto de saúde, que deveria ter sido totalmente reformado, está sucateado e fechado há quase quatro anos, desde que as obras foram paralisadas.
O atendimento de saúde, segundo dizem os moradores, é feito de forma precária e improvisada em uma residência. Quem precisa de transporte para atendimento em outro distrito ou mesmo em Porto Velho, depende de carona, ajuda da polícia ou pagar táxi.
Atualmente é a ambulância do distrito de Vista Alegre que deveria dar suporte para Abunã. Além disso, também teria ou deveria atender os moradores da Vila da Penha, na BR-425. Porém, devido à grande demanda, nem sempre isso é possível.
“Nós estamos completamente abandonados e por isso pedimos ajuda das autoridades, da prefeitura e da secretaria de saúde (Semusa) para resolver a nossa situação com a máxima urgência”, desabafou um morador.
A reportagem de minhaportovelho.com tentou contato com o administrador de Abunã, Edgar Lacerda de Souza (via aplicativo de mensagens) para saber das providências que foram tomadas, mas não obteve resposta.
CONFIRA O VÍDEO
Fonte: Moradores de Abunã