Inesquecível! Assim foi resumido o 1º Encontro Internacional da Associação de Jornalistas e Escritoras de Rondônia (AJEB/RO) e Lançamento da Coletânea Vivências Amazônicas realizado neste final de semana, de 24 a 26 de novembro, no Pakkas Palafitas Lodge em Guajará-Mirim RO. Os encantamentos no Hotel de Selva, começaram logo no check-in, com a recepção calorosa do empresário e escritor Paulo Cordeiro Saldanha e sua eficiente equipe à caravana que partiu logo cedinho da capital Porto Velho para a região fronteiriça.
Depois de deliciarem os sabores da Amazônia no almoço, a caminho da primeira programação do dia, os participantes vindos de Rondônia, Ceará, Acre, São Paulo, Bolívia e outras localidades, se depararam com a Feira Literária das escritoras ajebianas e outros autores, e a Exposição das artistas Maria Regina Crema e Chryselen Lucino, ambas permanentes nos três dias de evento, atraindo olhares e provocando admiração, senso cultural e crítico.
Em seguida, a Roda de Conversa Histórico Cultural apresentada pelos escritores: Eva da Silva Alves e Paulo Saldanha, e mediada pela consulesa da Bolívia no Brasil Cordy Tezalia Jauregui Pinto deu o pontapé inicial aos debates com conteúdo extremamente contributivo, graças a rica bagagem dos profissionais.
A agenda inicial prosseguiu com apresentações culturais de artistas bolivianos surdos que acompanhavam a comitiva da consulesa. A interpretação ficou por conta das coautoras da Coletânea Cleidiane Segura e Sirléia Araújo, especialistas no assunto.
O primeiro dia de Encontro Internacional foi encerrado com Roda Literária sobre “O legado da AJEB no mundo” com a presidente da AJEB/RO Izabel Cristina, a vice-presidente da Rede Sem Fronteiras e Diretora de Comunicação da AJEB Nacional Ana Maria Tourinho, a presidente da AJEB/SP Nancy Alcântara que também representou a presidente nacional da AJEB Irislene Morato, a representante da AJEB/CE Célia Maria Leite, a vice-presidente da AJEB/AC Edir Figueira Marques de Oliveira; e a membro da AJEB/RO professora e escritora Claudenice Luna Leite.
Espetáculos da natureza
Nos intervalos, os participantes do Encontro se encantaram com as belezas ao redor do Hotel. Às margens da piscina, que fica à beira dos Rios Pakaas Novos e Mamoré, contemplaram os botos que dividiam com a comitiva a realização do sonho de estar em uma Coletânea. Pela manhã, o espetáculo da natureza se completava com os macaquinhos e aves exóticas que visitaram as sacadas de algumas cabanas.
Quanta emoção! A todo momento a organização coordenada pela presidente da AJEB/RO Izabel Cristina recebia elogios pela escolha do local e pela programação, que seguiu na manhã do segundo dia (25) com Tour Bolívia-Brasil/Guayaramerin-Guajará-Mirim, travessia sobre encontro dos rios: Mamoré e Pacaas Novos, caminhada pelo comércio e passeio de Mototáxi boliviano.
Na parte da tarde, a Gastronomia e a Cultura foi o destaque do evento, com a palestra “A Cultura da Mandioca”, ministrada pela empreendedora e uma das coautoras da Vivências Amazônicas: Rosa Maria Foschiani. A Case teve como mediadora, a jornalista da Embrapa e 2ª vice-presidente da AJEB/RO Vânia Beatriz Vasconcelos.
Lançamento da Coletânea
Na noite do sábado (25), o tão esperado momento. Em grande estilo, a Coletânea Vivências Amazônicas publicada pela Temática Editora e composta de quantitativo inédito em todo o país de 70 mulheres, foi oficialmente lançada e entregue às coautoras presentes pela presidente da AJEB Rondônia.
“Este é um momento muito especial, de um sonho das coautoras que estão nesta Coletânea sendo consolidado e realizado. Muito obrigada a cada uma pela confiança”, ressaltou a presidente da AJEB Rondônia, agradecendo também o apoio da AJEB Nacional através da presidente Irislene Morato, demais parceiros, e às organizadoras que assinam a obra juntamente com ela, jornalistas: Vânia Beatriz Vasconcelos e Jaqueline Palhano de Alencar, e a professora Rosângela Arend.
O momento único para cada uma das coatouras que fazem parte da obra foi marcado ainda com a posse da Diretoria da AJEB/RO. Cada ajebiana recebeu uma Medalha de Posse personalizada. Também foram homenageados pela AJEB/RO na ocasião os membros honorários e beneméritos entregues pelas representantes da Associação do estado e do país; e pela Rede Sem Fronteiras, os agraciados com Moção de Aplausos Cultural. Confira listade homenageados abaixo.
Botos Rosa e Tucuxi
O I Encontro Internacional da AJEB/RO foi encerrado na manhã do Domingo (26) com a apresentação dos botos Rosa e Tucuxi feita pela presidente da AJEB/RO e autora da obra “O boto da Amazônia” escritora Izabel Cristina. O objetivo da encenação que já percorreu Escolas da capital de Rondônia, vários estados brasileiros e chegou em Portugal, foi de interagir os filhos e netos das famílias presentes nos três dias de evento e promover a conscientização sobre a Preservação das espécies que vivem exclusivamente nos rios da Amazônia, o maior Bioma do mundo.
Após a apresentação, a agenda ficou livre para que todos pudessem aproveitar um pouco mais os encantamentos do Pakaas Palafitas Lodge. Feito o check-out, a caravana retornou à Porto Velho, mas antes, uma parada obrigatória no Restaurante Rancho Rio Jaci no distrito de Jaci-Paraná, para contemplar as belezas do local e o por do Sol.
A ajebiana e escritora de São Paulo Marina Zarvos aproveitou o lugar paradisíaco para agradecer em nome da Diretoria da AJEB SP. “Que lugar maravilhoso. Quero aproveitar para agradecer este momento histórico que tivemos o privilegio de participar. Fomos recebidos com todo amor e carinho. Parabéns a toda equipe de Rondônia e todas as ajebianas”, disse à presidente da AJEB/RO.
Além da AJEB Nacional, o I Encontro Internacional da AJEB/RO e Lançamento da Coetânea Vivências Amazônicas contou com apoio da Fundação Gentil, vereadora Márcia Socorristas, Clube de Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL) através da empresária Joana Joanora Neves, Dona Mocinha, e Água Minalinda.
HOMENAGEADOS
MEDALHA DE POSSE
- Izabel Cristina – Associada presidente da AJEB/RO
- Vania Beatriz Vasconcelos – Associada 2ª Vice-Presidente AJEB/RO
- Rosangela Arend – Associada 1ª Secretária AJEB/RO
- Jaqueline Alencar – Diretora de Comunicação AJEB/RO
- Sônia Guerra – Associada Diretora Financeira
- Irene Yoko Taguchi Sakuno – Associada Diretora Internacional AJEB/RO
- Célia Marques – Associada Diretora Cultural da AJEB/RO
- Maria Regina Crema – Associada Diretora Artística da AJEB/RO
- Heloísa Helena Entringer – Associada representante AJEB/RO Vilhena
- Claudenice Luna Leite – Associada membro AJEB/RO
- Eva da Silva Alves – Associada membro AJEB/RO
- Jeany Duarte – Associada membro AJEB/RO
- Nézia Braz Martins Veras – Associada membro AJEB/RO;
- Sirleia Araújo e Cleidiane Segura – Associadas e membros representantes bilíngues da AJEB/RO;
- Sol de Verão – Associada membro representante da AJEB Rondônia em Jaru RO.
Troféu MEMBRO HONORÁRIO da AJEB/RO
- Arimar Souza de Sá, jornalista diretor do site Rondonoticias e apresentador do Programa A Voz do Povo na Rádio Caiari, advogado, e um dos melhores cronistas do estado de Rondônia; no ato representado pela Diretora Artística da AJEB/RO Maria Regina Crema;
- Ana Maria Tourinho, vice-presidente da Rede Sem Fronteiras, Diretora de Comunicação da AJEB Nacional, escritora, fotógrafa e poetisa;
- Célia Maria Leite, membro da AJEB/CE;
- Cleidiane Segura, professora, pesquisadora e intérprete de libras;
- Edir Marques Fiqueiredo, vice-presidente da AJEB/AC;
- Elaine Ruiz Ferreira, advogada e governadora do Rotary Club Distrito 4720 (2022/2023);
- Euderson Kang Tourinho, médico graduado pela Universidade Federal do Pará, mestre e doutor em Radiologia pela UFRJ e membro da comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem;
- Flávio de São Pedro Filho, professor pós-doutor em Gestão e Economia pela Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal, Doutor em Administração pela USP e em gestão de empresas, e comendador da Amazônia; no ato representado pela professora, escritora, coautora e Diretora Internacional da AJEB/RO doutora Irene Sakuno;
- Miguel Neneve, professor titular aposentado da UNIR, pesquisador CNPq nível 2, graduado em Letras UNISUL e em Estudos Sociais pela UNERJ, mestre em Letras (Literatura Anglo-Americana) pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina em conjunto com a York University – Toronto; no ato representado pela coautora e intérprete Cleidiane Segura;
- Marcos André Vannier dos Santos, PhD em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado em Genética) pela UFRJ, pesquisador em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, cientista da FAPERJ e Pesquisador do CNPq;
- Nancy Alcântara, presidente da AJEB/SP, escritora e coautora da obra Vivências Amazônicas;
- Paulo Cordeiro Saldanha, escritor e colunista cultural;
- Sirleia Bacelar Araujo da Silva, professora doutoranda em Ciências da Educação, mestre em educação especial e psicopedagogia, pós-graduada em educação de surdos e interpretação e tradução de libras, gestora da Escola Bilingue referência na Região Norte;
- Socorro Camelo, jornalista e presidente da AJEB/AC
- Vânia Beatriz Vasconcelos jornalista, pesquisadora em Comunicação na Embrapa, mestre em jornalismo científico e extensão rural.
Troféu MEMBRO BENEMÉRITO da AJEB/RO
- Adilson Pepino Conegundes, escritor, empresário e consultor Florestal com mais de 35 anos de experiência em cultivos de florestas plantadas. Fundador da espécie nativa madeiráveis mais cultivada do Brasil (Paricá). Desenvolveu o Projeto Beija Flor juntamente com o modelo de revitalização. Residente em Ji-Paraná-Rondônia, presta consultoria Florestal em diversos estados do Brasil;
- Joana Joanora das Neves, empresária, presidente da CDL, fundadora da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) Rondônia, e participante ativa de outras entidades representativas do comércio varejista;
- Marcia Helena Martins Henrique (Márcia Socorristas) vereadora, defensora da causa animal e ambiental, graduanda em Gestão Pública pela Uniron e membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
MOÇÃO CULTURAL DE APLAUSOS:
- Claudenice Luna Leite, professora e escritora referência no Projeto Posso Ser um Autor no estado de Rondônia com mais de 500 alunos escritores;
- Marcos André Vannier dos Santos, PhD em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado em Genética) pela UFRJ, pesquisador em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, cientista da FAPERJ e Pesquisador do CNPq;
- Paulo Cordeiro Saldanha; Paulo Cordeiro Saldanha, escritor, colunista cultural e membro da Academia de Letras de Guajará-Mirim;
- Dra Taíssa da Silva Souza advogada e deputada estadual, no ato representada pela assessoria.
Fonte: Assessoria
Texto: Jaqueline Alencar