A 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, com apoio do Ministério Público de Rondônia, deflagraram na manhã desta quinta-feira (2’1), a Operação Cautário, com objetivo de desarticular uma  organização criminosa especializada em nvasão de terras públicas, crimes ambientais, lavagem de dinheiro e posse ilegal de arma de fogo.

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além da apreensão de bens e valores dos alvos investigados. A ação policial aconteceu em Rondônia e no estado do Mato Grosso.

Os mandados foram cumpridos em Costa Marques, Segingueiras, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná e no Município de Rondolândia, no Estado do Mato Grosso.

Um grande contingente policial participou da operação, que teve como objetivo principal desarticular as atividades ilícitas da organização criminosa, visando restabelecer a ordem e a segurança na região do Vale do Guaporé.

O nome da operação faz referência a área pretendia pelos invasores, chamada Reserva Extrativista Rio Cautário (Estadual), localizada nos Municípios de Costa Marques e Guajará-Mirim, a qual possui uma área de aproximadamente 146.400,00ha.

Segundo as investigações, os investigados invadiram a referida área ambientalmente protegida e tinha como principal objetivo a realização do desmatamento ilegal e a divisão da área em lotes para posterior revenda a terceiros.

As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos nos crimes cometidos e garantir que sejam responsabilizados conforme a lei.

Fonte: Rondoniagora

Responder