O mês da mulher foi marcado por uma expressiva demonstração de apoio e compromisso da deputada federal Cristiane Lopes com as mulheres rondonienses, em especial às mães atípicas, a qual destinou mais de 3 milhões de reais em emendas parlamentares.

Esses recursos serão destinados a diversos projetos, incluindo Cursos de Capacitação e Empoderamento das Mães Atípicas, Consultas Oftalmológicas com distribuição de óculos, um projeto odontológico e a aquisição de equipamentos para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rondônia (AMA-RO), sediada em Porto Velho. Além disso, foi feita a doação de um freezer ao Banco de Leite Humano Santa Ágata no Dia Internacional da Mulher.

“Estou muito feliz em fazer parte desses projetos significativos e confio que essas emendas contribuirão significativamente para fortalecer os serviços de atendimento, inclusão e diagnóstico para essas mães e seus filhos”, comentou a parlamentar.

Durante a entrega do freezer, a coordenadora Jaqueline Resende destacou a importância do banco na promoção do aleitamento materno e agradeceu a iniciativa da deputada em fortalecer esse serviço essencial para a saúde infantil e o vínculo materno-infantil.

O Banco de Leite integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenha um papel fundamental no apoio à amamentação, à saúde dos bebês e à proteção da primeira infância, fortalecendo diretamente o vínculo materno-infantil.

Todas as mães em fase de aleitamento materno que enfrentam dificuldades podem contar com assistência gratuita no Banco de Leite Humano Santa Ágata, situado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.

Ao longo de seu primeiro mandato, Cristiane Lopes tem se destacado pelo compromisso com a causa das mães atípicas. Sua participação ativa em reuniões de apoio às causas neurodivergentes e a autoria de projetos como o PL n° 561/2024, que institui a Semana Nacional da Maternidade Atípica, refletem seu empenho em promover a conscientização, apoio e discussão sobre os desafios e realidades da maternidade atípica.

Essas ações demonstram não apenas um compromisso político, mas também uma visão humanizada e comprometida com o bem-estar e a inclusão das mulheres e mães atípicas em Rondônia. Quero reforçar a importância de fortalecer os serviços de atendimento, inclusão e diagnóstico para garantir um suporte eficaz a essas mães e seus filhos, ampliando assim a rede de cuidado e apoio na região”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Responder