O evento também foi marcado pela posse de Jaime Samuel Benchimol como Cônsul Honorário de Israel para Rondônia, Roraima e Amazonas

No último fim de semana, a capital amazonense foi palco de uma celebração especial, os 95 anos de fundação do Comitê Israelita do Amazonas (CIAM). Realizado no clube A Hebraica Manaus, o evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil – Rondônia), o presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Claudio Lottenberg, o diretor da CONIB, Sergio Napchan, e o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine.

Fundado em 1929, o CIAM é um dos mais antigos e respeitados centros de cultura e convivência judaica da região Norte do Brasil. Ele desempenha um papel vital na promoção de atividades culturais, educacionais e sociais que fortalecem os laços comunitários e a identidade judaica no Amazonas.

A deputada Cristiane Lopes, que tem Israel como uma de suas principais bandeiras, destacou a importância histórica do CIAM para a comunidade local e sua contribuição para a diversidade cultural do estado. “O CIAM não apenas preserva e celebra a rica herança judaica, mas também promove valores de convivência, respeito e solidariedade que são fundamentais para a nossa sociedade”, afirmou.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a posse de Jaime Samuel Benchimol como cônsul honorário de Israel para os estados de Rondônia, Roraima e Amazonas. Benchimol, um empresário de destaque e membro ativo da comunidade judaica, assumiu o cargo com o compromisso de fortalecer os laços entre Israel e a região Norte do Brasil. Em seu discurso, ele enfatizou a importância da cooperação bilateral em áreas como comércio, cultura e tecnologia.

Fonte: Assessoria

Responder