Segundo a parlamentar, os pescadores rondonienses têm enfrentado dificuldades para encontrar peixes em quantidade suficiente para garantir o sustento de suas famílias devido a seca que tem assolado a Região Norte
Os pescadores da região Norte, especialmente do estado de Rondônia, têm enfrentado graves dificuldades devido à seca extrema que os atinge. Em resposta a essa crise, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) tomou medidas decisivas, buscando apoio junto ao governo federal para viabilizar um auxílio emergencial que garanta o sustento dessas famílias e minimize os impactos da estiagem.
Em reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, André Filho, Cristiane Lopes enfatizou a gravidade da situação. “A seca que assola Rondônia tem trazido graves consequências para as famílias que dependem da pesca artesanal como meio de subsistência. Com a queda drástica dos níveis dos rios, essa atividade essencial para a economia local e para a alimentação das comunidades está seriamente ameaçada”.
A situação de Rondônia é o reflexo de uma realidade que também afeta os estados do Amazonas e Acre, como afirmou o ministro André Filho. Reconhecendo a importância dos pescadores para o desenvolvimento da região, especialmente em Rondônia, a deputada Cristiane Lopes solicitou que cerca de 13 mil pescadores artesanais do estado sejam incluídos no “Programa Auxílio Pesca”, que concede um benefício vital para esses trabalhadores.
Além do pedido de auxílio emergencial, Cristiane Lopes oficiou ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valdez Góes, para que o governo federal reconheça e declare situação de Emergência Nacional conforme o decreto do Governo do Estado de Rondônia nº 29.252, de 04 de julho de 2024. A deputada solicitou também recursos para aquisição de cestas básicas, aluguel de caminhões-pipa, combustível para abastecimento e perfuração de poços artesianos, visando evitar um colapso no abastecimento de água.
Recentemente a deputada visitou a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-1 Tenente Santana e foi recebida por Marina Gomes Veloso, presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado de Rondônia, e Ricardo Botelho, presidente do sindicato dos homens e mulheres rurais de Rondônia.
Marina Gomes expressou sua gratidão, “muito bom ter esse apoio firme da nossa deputada federal. Esses benefícios solicitados serão de extrema importância para darmos continuidade nas atividades e sustento das famílias que dependem diretamente da pesca”.
A deputada destacou que, em 2023, os pescadores de Rondônia ficaram de fora da MP 1195/2023, não recebendo o auxílio extraordinário de 2.6 mil reais, e para corrigir essa omissão, Cristiane Lopes se mobilizou para incluir os pescadores rondonienses na lista dos beneficiários do auxílio por meio de uma emenda.
“Reafirmo meu compromisso com cada cidadão de Rondônia e tenho trabalhado incansavelmente para que nossa gente receba o suporte necessário e justo. Não medirei esforços para que nossa voz seja ouvida e nossas necessidades sejam atendidas,” concluiu.
Fonte: Assessoria
Fonte: Assessoria