Iniciativa da Igreja Adventista alerta para o aumento de casos de violência sexual contra crianças nas próprias casas e reforça a importância da educação
A Igreja Adventista do Sétimo Dia lança em 2024 a nova edição da campanha “Quebrando o Silêncio”, destacando um tema alarmante: o abuso sexual infantil dentro do lar ou cometido por pessoas de confiança. A iniciativa surge em um momento crítico, conforme revela o relatório recente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que aponta um aumento significativo dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
De acordo com os dados, entre 2021 e 2023, foram registrados 164.199 casos de abuso sexual envolvendo menores de até 19 anos. O número crescente de casos é preocupante, com 46.863 ocorrências em 2021, 53.906 em 2022 e 63.430 em 2023, evidenciando que, no ano passado, a cada oito minutos uma criança ou adolescente foi vítima desse tipo de violência. Além disso, a maior parte dos casos ocorre no ambiente doméstico, onde 67% das vítimas são abusadas em suas próprias casas, e 85,1% dos agressores são pessoas conhecidas das vítimas.
O relatório também revela que meninas são as principais vítimas, representando 87,3% dos casos, com destaque para a faixa etária de 10 a 14 anos, que corresponde a 48,3% dos registros. Ainda, 52,8% das vítimas são negras, refletindo a vulnerabilidade de crianças e adolescentes em situações de desigualdade racial e social.
A campanha “Quebrando o Silêncio” deste ano visa sensibilizar a sociedade sobre a urgência de identificar e denunciar esses crimes, muitas vezes ocultos e subnotificados. A ação é direcionada não apenas às famílias, mas também a profissionais de saúde, educação e assistência social, que desempenham um papel fundamental na detecção precoce dos sinais de abuso.
Além disso, a campanha enfatiza a importância da educação sexual para crianças e adolescentes como uma medida preventiva. A abordagem educativa tem como objetivo capacitar os jovens para reconhecerem situações de abuso e saberem onde buscar ajuda.
EVENTOS
Em todo o Brasil e na América do Sul haverá diversas manifestações públicas com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a urgência de proteger as crianças contra os abusos e ao mesmo tempo denunciar os abusadores às autoridades competentes. Palestras, passeatas, corridas, eventos em praças, igrejas e nas vias públicas estão agendados.
Um dos pontos de mobilização será no Parque da Cidade, próximo ao Porto Velho Shopping, a partir das 16 horas deste sábado (24), na capital rondoniense.
Para denunciar os abusadores, a instituição orienta a entrar em contato pelos canais já conhecidos, como o disk 100, 190 ou 197, além dos Conselhos Tutelares e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da sua cidade, entre outros.
Fonte: Portal da Cidade (Mogi Mirim/ Assessoria e Redação