Filme de Fabiano Barros e Rafael Rogante é um drama sensível sobre a influência da literatura na vida de uma mulher negra, mãe de uma criança atípica. Venceu os prêmios de Melhor roteiro, Melhor atriz e Troféu do Júri Popular na última edição da mostra. Estreia na plataforma é acompanhada de exibição gratuita em Porto Velho

A partir de 23 de novembro, a Itaú Cultural Play, plataforma gratuita de cinema brasileiro, recebe em seu catálogo Ela mora logo ali (2022), premiado curta-metragem rondoniense dos diretores Fabiano Barros e Rafael Rogante. O filme ganhou projeção no ano passado, quando venceu três Kikitos de ouro no Festival de Gramado — Melhor roteiro, Melhor atriz e Troféu do Júri Popular — e tornou-se o primeiro filme de Rondônia a concorrer na mostra. Além do feito na cidade do Rio Grande do Sul, a produção, um retrato emocionante da influência da literatura na vida de uma mulher negra, mãe de uma criança atípica, reúne mais de 50 prêmios nacionais e internacionais.

Marcando a estreia na plataforma, no dia 23, o filme será exibido gratuitamente em Porto Velho, capital de Rondônia, seguido de um bate-papo com a presença dos diretores, de associações de mães atípicas e da equipe da IC Play.

Para todo o Brasil, o acesso à Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.

O enredo aparentemente simples do curta-metragem, como o próprio diretor, Fabiano Barros, define, esconde uma narrativa sensível e delicada sobre a desigualdade e a realidade das pessoas com deficiência no Brasil. No filme, o espectador acompanha uma mulher negra que sustenta seu filho, uma criança atípica, vendendo bananas fritas na rua. A rotina da protagonista muda quando ela encontra uma jovem leitora no ônibus de volta para casa e começa a utilizar a história para se comunicar com o filho.

Desde sua estreia, em 2022, o filme vem conquistando prêmios em festivais pelo país e pelo mundo. Além dos três Kikitos no último Festival de Gramado, a produção acaba de ganhar o prêmio de Melhor Curta-metragem de ficção no aluCine Latin Film + Media Arts Festival, em Toronto, no Canadá.

“Ter o filme em uma plataforma tão importante quanto a IC Play é um acontecimento para nós”, diz Barros. “Ela mora logo ali é uma produção muita humana, que toca muita gente. Mesmo que a situação da protagonista seja distante da sua, você vai se identificar com algum aspecto da história”, completa.

“A Itaú Cultural Play é um espaço que oferece gratuitamente uma programação de filmes diversos, produções de todos os estados do país e para espectadores de todo o Brasil”, diz André Furtado, gerente de Criação e Plataformas do Itaú Cultural. “A entrada do curta Ela mora logo ali reforça nosso objetivo de aumentar a visibilidade do audiovisual e do cinema feito na região Norte, que, apesar de sua extensão e qualidade, ainda tem pouco espaço nas salas de cinema, nos festivais e no streaming”, conclui.

Na data da estreia do licenciamento na plataforma, dia 23 de novembro, às 19h, a produção será exibida ao ar livre gratuitamente no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, espaço cultural na capital rondoniense Porto Velho. Depois, haverá um bate-papo com a presença dos diretores, do elenco, da equipe da Itaú Cultural Play e de associações de mães atípicas e pessoas com deficiência da cidade. Não será necessário reservar ingressos, basta chegar.

Sobre a Itaú Cultural Play

A plataforma de streaming Itaú Cultural Play foi criada em 2021 no dia da celebração do cinema brasileiro, 19 de junho. Iniciado com 135 filmes, atualmente o catálogo apresenta cerca de 400 títulos, entre longas e curtas-metragens, séries, documentários, animações, filmes infantis e obras de ficção, filmes clássicos e contemporâneos – todos exclusivamente de produção nacional. Ali se encontram, ainda, filmes com recursos acessíveis (Libras, legendas e audiodescrição) em um processo recém iniciado. O acesso à plataforma também é gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.

Sinopse do filme

Ela mora logo ali
De Fabiano Barros e Rafael Rogante (16 min, 2022)
Classificação indicativa: L – livre

Sinopse: Em uma cidade amazônica, a rotina de uma vendedora de bananas fritas cruza com a de uma jovem leitora no caminho de volta para casa. O que parece um encontro casual num ônibus abre um novo mundo de possibilidades e o desejo de encontrar o livro favorito do filho.

SERVIÇO
Curta-metragem premiado Ela mora logo ali (2022) na Itaú Cultural Play

A partir de 23 de novembro

www.itauculturalplay.com.br

Exibição em Porto Velho, Rondônia
Dia 23 de novembro, às 19h

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Avenida Farquar, 1079, Centro, Porto Velho – RO
Grátis, sem retirada de ingressos

Fonte: Assessoria

 

Responder