Moradores do distrito de Nazaré, no baixo Madeira, planejam iniciar um protesto nesta segunda-feira (24), em busca de melhorias na educação municipal e pelo bem do futuro de seus filhos. Eles fizeram uma reunião na sexta-feira (21) e resolveram fazer uma paralização total, tendo em vista que a Escola Municipal Manoel Maciel Nunes, desde meados de 2024, estaria emprestada para o governo estadual e não oferece as mínimas condições para retomar o ano letivo. Além disso, está faltando professores.

“Fizeram uma reforma no ano passado, mas depois apareceu uma rachadura e vários outros problemas. Por conta disso, nós estamos impedidos de usar a escola. Já pedimos providencias, mas estão só enrolando e não dão qualquer posição.  As crianças do 1º ao 5º anos caminham cerca de 4 a 5 km enfrentando mato e lama para estudar. Isso é inaceitável e nós queremos providências”, disse um morador.

De acordo outro morador, “nesse período de chuvas, lama, raios, e trovões, o trajeto até a outra escola se torna uma travessia muito perigosa, especialmente na ponte de ferro, porque muitos alunos vão só, alguns pais levam e outros não, e você sabe como é menino, quer subir no parapeito da ponte, querem pular”.

Os moradores alegam que cobram solução por parte da gestora, mas ela diz que encaminha documentos fazendo solicitações de professores e melhorias, mas a resposta é que não tem, que até agora não tem previsão de processo seletivo, não tem nada, “ou seja, eles estão enrolando a gente desde o ano passado”, desabafou.

Os moradores foram informados de que uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) visitará a escola nesta terça-feira (25) e disseram que estão prontos para denunciar toda precariedade e as dificuldades que estão passando para que os filhos possam desfrutar de uma educação de qualidade e um futuro digno.

Fonte: Moradores de Nazaré

Responder