Democracia, justiça racial e reparação foram os temas abordados durante o 1º Encontro Estadual dos Delegados Eleitos na 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir). O evento, que ocorreu na quarta-feira (2), foi promovido pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir).

Para a gerente de proteção global da Seas, Adriane Soares, a política de igualdade racial é um compromisso de todos. “Independentemente da origem racial, nós precisamos ter consciência em relação a este tema tão importante. Que possamos ter um espírito de coletividade enquanto seres humanos”, afirmou.

O objetivo do evento foi promover o alinhamento e atualização das propostas deliberadas na etapa estadual da Conepir

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o objetivo do evento foi promover o alinhamento e atualização das propostas deliberadas na etapa estadual da Conepir. “A luta por igualdade racial é uma construção diária, que começa com o reconhecimento das desigualdades históricas e segue com ações concretas.”

A secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou a relevância do encontro. “Promover a igualdade racial não é apenas uma pauta de justiça social, mas um compromisso ético com a dignidade humana. Estamos sempre trabalhando para que as políticas públicas alcancem todos os rondonienses, garantindo acesso, visibilidade e respeito a nossa história, cultura e direitos”.

Mais de 20 delegados eleitos na 5ª Conepir, além de representantes de outros órgãos estaduais, entre eles a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça, estiveram presentes.

 

Fonte: Secom

Responder