Entre os dias 15 e 20 de julho, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), esteve em diversas comunidades do Baixo Madeira para entregar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação é fruto de uma parceria entre o programa Rondônia Cidadã e o projeto Justiça Rápida Itinerante Fluvial, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
Os moradores das comunidades receberam a nova Carteira de Identidade Nacional
Cerca de 480 moradores das comunidades de Calama, Demarcação, Gleba Rio Preto, Ressaca, Papagaios, Santa Catarina, Nazaré, Lago do Cuniã, Cavalcante e São Carlos receberam os novos documentos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa Rondônia Cidadã segue com o compromisso de promover políticas públicas inclusivas, levando dignidade e serviços essenciais às populações mais vulneráveis do estado. Novas ações estão previstas para os próximos meses.

Mais de 480 documentos entregues
A entrega da CIN é resultado de uma edição do programa Rondônia Cidadã realizado entre os meses de abril e maio deste ano. A iniciativa levou até essas comunidades serviços essenciais como a emissão de documentos, atendimentos jurídicos, assistência social, orientações de saúde e atividades educativas.
Segundo a secretária da Seas, Luana Rocha, garantir a documentação básica é o primeiro passo para o acesso a direitos. “Sem um documento de identidade, fica mais difícil ter acesso a programas sociais, educação e saúde, por exemplo. Levar esse serviço até as comunidades do Baixo Madeira é mais do que logística, é uma missão de justiça social”, destacou.
Fonte: Secom