O filme acompanha três jovens poetas e mostra como a palavra falada se transforma em resistência, encontro e futuro

A poesia que nasce da rua, da periferia e das vozes que não se calam diante das desigualdades agora encontra seu espaço nas telas. “Slam: Poesia da Periferia de Porto Velho” é um documentário que faz o retrato vivo de como a palavra falada se transforma em resistência, afeto e futuro.


A obra acompanha as trajetórias de três jovens poetas de Porto Velho — Carla Letícia, articuladora cultural e organizadora de batalhas de rima; Cauã Bonfim, poeta e MC da Zona Leste; e Maria Fins, que escreve sobre corpo, liberdade e cotidiano. Suas vozes se entrelaçam com a de Wil Guilherme, pessoa negra, não binária e slammer, que assume a direção e a narração do filme, conduzindo histórias e experiências que revelam a potência transformadora da palavra falada.

Com um olhar sensível, Wil costura relatos íntimos e performances marcantes que mostram como o Slam em Porto Velho vai além de uma competição de poesia falada: afirma-se como espaço de encontro, denúncia e criação coletiva, onde juventudes se reconhecem e se fortalecem pela força da palavra. “Este filme é sobre as vozes que nascem da periferia e ganham o mundo. O Slam é resistência e também é futuro”, Wil Guilherme.

A estreia acontece no Teatro Banzeiro, no dia 8 de setembro, às 20h, em sessão aberta ao público e com acessibilidade em Libras. Parte das vagas será reservada a estudantes, professores e profissionais da saúde, reforçando o compromisso do projeto com a democratização da cultura.

A produção executiva, Val Barbosa, ressalta que o documento não se limita a mostrar poesia, mas busca incluir socialmente e politicamente diferentes públicos. “A produção é também um ato político. Garantir acessibilidade e levar o filme para escolas é democratizar a arte e a memória da nossa cidade”.

Slam nas escolas

Além da exibição oficial, o documentário terá sessões especiais em escolas públicas da cidade:
* Escola João Bento da Costa (Zona Sul) – 10/09, das 8h às 10h (100 alunos)
* Escola Daniel Neri (Zona Leste) – 10/09, das 14h às 15h30 (90 alunos)

*Um olhar da periferia para o mundo*
Géssica Castro, diretora de arte, comenta sobre a percepção visual do documentário, que registra mais que a cena local, dá visibilidade a vozes que nascem nas periferias de Porto Velho. “Buscamos traduzir visualmente a cara de Porto Velho: cores, poeira, placas, ônibus, a cidade pulsando poesia. É um retrato urbano-beradeiro.”

Ficha Técnica

Direção: Wil Guilherme
Produção Executiva: Val Barbosa
Direção de Arte: Géssica Castro
Fotografia: Jordan Pinheiro
Roteiro e Pesquisa: Ana Clara Ribeiro
Montagem e Finalização: Rafael Carmo
Trilha Sonora Original: Anderson Benvindo
Pós-Produção: Casaquatro
Entrevistados: Carla Letícia, Cauã Bonfim, Maria Fins
Narradora e Entrevistadora: Wil Guilherme
Assessoria de Imprensa: Camila Lima
Produção: Val Barbosa

*Lançamento: 08/09 – 20h – Teatro Banzeiro (Porto Velho)*
*Entrada gratuita | Com interpretação em Libras*

Fonte: Assessoria

Responder