Por Jailton Delogo
O quadro momento da inclusão, que vai ao ar quinzenalmente na sua tv Rondônia, no dia 27/08, destacou que de 18 a 22 de agosto, a Associação Abrace em Rolim de Moura, realizou um evento voltado às pessoas com deficiência, promovendo palestras e discussões fundamentais sobre inclusão, cuidados e garantias de direitos. O quadro também mostrou que, paralelamente, de 21 a 28 de agosto aconteceu em todo o estado, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, organizada pelas APAEs de Rondônia. Cada unidade promoveu atividades próprias, adaptadas a realidade local. Um dos pontos mais marcantes, foi a fala da fundadora Ilda da Conceição Salvático, que destacou a evolução da forma de se referir às pessoas com deficiência. Segundo ela, expressões pejorativas e discriminatórias, como “retardado, doidinho e ceguinho”, ficaram no passado. “Hoje, a maneira correta é falar em pessoa com deficiência, com o devido respeito, incluindo os termos intelectual e múltipla, quando for o caso.”
Naquela oportunidade, Jailton Delogo enfatizou a importância das palestras, comentando que um dos pontos autos do evento foi a participação da psicóloga Dra. Mariana Bonas, que abordou o tema, Cuidar de quem cuida, ressaltando a necessidade de atenção às famílias, que muitas vezes, ficam desprotegidas ao receber uma pessoa com deficiência. Outro momento relevante segundo ele, foi a explanação da defensora pública Dra. Flávia Aubane, que apresentou os direitos das pessoas com deficiência, reforçando o papel da informação como ferramenta de cidadania.
Cumpre informar que, o ativista nessa semana está dando total realce a esses eventos nas redes sociais. Se você deseja acompanhar ou saber mais sobre o tema “Pessoa com Deficiência”, basta acessar o perfil do Dr. @jailtondelogo.
https://www.instagram.com/jailtondelogo?igsh=bTg0czJqMTF6ajdn&utm_source=qr
Estão todos de parabéns, pois eventos como esses, contribuem muito para o nosso crescimento e Bem Estar.
OBS: O texto é de inteira responsabilidade do seu autor
Autor: Jailton Delogo