Evento busca alternativas para enfrentamento aos efeitos das ondas e ilhas de calor nas cidades brasileiras

Prefeitos de várias cidades do Brasil e de municípios do interior de Rondônia participam, na noite desta terça-feira (13/11), em Porto Velho, do I Fórum de Cidades Quentes, promovido pela Prefeitura da capital em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Stiftung, Iclei América do Sul, que é uma associação global com 1.500 prefeitos, e o Fórum CB-27, formado pelos prefeitos das capitais brasileiras.

A abertura do Fórum aconteceu em um espaço para eventos localizado na rua Tenreiro Aranha, centro de Porto Velho, ao som de Bado e Banda. Houve ainda a apresentação do grupo Watikun Mayakan, que fez apresentações de danças de Boi Bumbá. Ao final, foi servido um jantar para os convidados e todos ganharam presentes.

Na solenidade, o subsecretário municipal de meio ambiente, Robson Damasceno, que representou o prefeito Hildon Chaves, assinou o termo de adesão ao Iclei junto com o secretário executivo da entidade internacional, Rodrigo Perpétuo. “Com isso, o Município receberá suporte nos estudos sobre mudanças climáticas, especialmente os que tratam sobre os gases da atmosfera”, afirmou Damasceno.

O I Fórum de Cidades Quentes surgiu como resultado dos debates ocorridos no XIV Encontro Nacional do Fórum CB-27, que aconteceu em Teresina. O objetivo do evento é buscar alternativas de enfrentamento aos efeitos das ondas e ilhas de calor a serem implementadas como políticas públicas de desenvolvimento nas cidades brasileiras.

Parceiros

Perpétuo declarou que o Iclei auxilia no diálogo com governos federais, estaduais e com organismos internacionais. “O que a gente espera é poder ter uma presença mais constante aqui e levar Porto Velho e seus representantes aos eventos da rede Iclei, de forma que possam enriquecer suas políticas de desenvolvimento sustentável”, disse.

Marina Caetano, representante a Konrad Adenauer Stiftung e o prefeito de Ministro Andreazza, Wilson Lauret enalteceram a postura da gestão de Hildon Chaves pelas políticas públicas já implementadas e a preocupação com o desenvolvimento sustentável no Município.

Temas

O Fórum continua durante esta quarta-feira (14/11) no auditório do Hotel Golden Plaza, com várias palestras sobre urbanismo, construções, raios ultravioletas, arborização urbana, unidades de conservações, asfalto e concreto armado, dentre outros que podem influenciar no aumento do calor e prejudicar a saúde da população.

Fonte: Comdecom

  1. Muito showw. Parabéns a todos que participaram e fizeram acontecer. Porto Velho merece.

  2. Foi muito interessante o I Fórum de Cidades Quentes. Uma grande troca de conhecimentos. Parabéns.

Responder