A Santo Antônio Energia acaba de concluir a obra de proteção das margens do rio Madeira, denominada tecnicamente de enrocamento. A proteção feita com rochas ocorreu em um trecho de 600 metros, que compreende a praça da Madeira-Mamoré, e tem o objetivo de proteger o patrimônio histórico das erosões causadas pelas variações naturais do nível do Rio Madeira.

Para garantir a eficiência do enrocamento, o projeto recebeu pequenos ajustes, verificados através de novos estudos topográficos e de engenharia. A inclinação do terreno que margeia o rio foi suavizada e a base do enrocamento foi reforçada e compactada. A drenagem pluvial de todo o pátio também recebeu complementação para uma melhor captação e distribuição das águas, evitando erosões causadas por enxurradas.

Revitalização da praça da Madeira-Mamoré

Mesmo com o fim das obras de proteção das margens, a praça da Madeira-Mamoré permanece fechada já que as obras de revitalização continuam em andamento no complexo que possui mais de 114 mil metros quadrados, o equivalente a 16 campos de futebol.

Neste momento, estão sendo feitas a drenagem interna e uma rede de coleta de esgoto. Simultaneamente, três dos galpões existentes estão sendo restaurados e adequados. No galpão um, estão sendo construídos banheiros e uma passarela de acesso interligando-o ao galpão dois. No galpão dois, um mezanino será erguido para abrigar peças do acervo da Madeira-Mamoré. Já o galpão três (antiga Marinha) está recebendo a maior obra com a recuperação de sua estrutura que dará origem a uma praça de alimentação no piso superior, com uma sacada com vista para o rio Madeira.

A edificação que abrigará um posto policial está na fase final de obras e a estrutura onde estão localizados o girador, a rotunda e as oficinas também passará por intervenções. “O espaço é muito amplo e as obras, além de variadas, são muito complexas e com muitos detalhes construtivos. Estamos todos empenhados para entregarmos para a população este espaço tão importante dentro do prazo estabelecido”, explica o gerente de Obras da Santo Antônio Energia, Thiago Chiquito.

A previsão é de que as obras de revitalização terminem em meados do próximo ano.

 

Fonte: Assessoria


Responder