A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

O  Sesc convida fotógrafos interessados em participar da ‘II Mostra a Céu Aberto’, com intervenções fotográficas no suporte lambe-lambe. As imagens serão impressas gratuitamente e expostas nas paredes deixadas por ambulantes expulsos  da rua Euclides da Cunha. Uma das primeiras ruas criadas no centro histórico de Porto Velho, a via liga os mercados populares do Cai N`Água  com a avenida Sete de Setembro, que é um importante  centro comercial da Capital.   Com trânsito constante de  pessoas, ônibus e veículos particulares, a Euclides da Cunha tem sido marginalizada ao longo das últimas décadas.  “A mostra também é uma  oportunidade de manifestar melhores condições de uso e valorização das vias e espaços da cidade”, explica  Marcela Bonfim, uma das organizadoras do evento.

A exposição será lançada em 21 de outubro, a partir das 15h, e as inscrições podem ser feitas até o dia 12. Para maiores informações, acesse o site  https://fotografiaemtempoe.wixsite.com/rondonia

O evento inclui duas oficinas, uma já em andamento no Espaço Cultural Cujuba, mediada pela fotógrafa Marcela Bonfim, com o tema “A Arte do (Re)conhecimento”. A segunda oficina será   aplicada pela ativista, fotógrafa, jornalista e autora de documentários Ana Mendes. Sem moradia fixa desde 2016, ela trabalha em defesa de populações tradicionais, com um olhar para a vida e a beleza destas comunidades, por isso o nome da oficina é  “Sem perder a ternura”.  A fotógrafa documentarista trabalha sob orientação do também  fotógrafo documental João Roberto Ripper.  Ela  também comporá a banca curadora da mostra, juntamente com os fotógrafos e organizadores do evento,  Saulo Sousa e Marcela Bonfim, além de  Gabriel Bicho.

Marcela Bonfim explica que a mostra não tem um tema especifico. “A escolha das imagens devem descrever o olhar de quem as materializou com um breve texto de até 10 linhas que discorram sobre a composição”.

Inscrições

Para inscrição no evento, os interessados devem enviar duas imagens compondo narrativas sobre a diversidade de olhares de Rondônia, com tamanho de até 5M (cada fotografia) não devendo ultrapassar 150 dpi, somente pelo email fotografiaemtempoeafeto@gmail.com, até as 23h59 do dia12 de outubro.  Também podem  ser apresentadas imagens de obras e objetos artísticos que utilizem a fotografia como suporte. Serão  selecionados trabalhos de até 20 fotógrafos. As inscrições e a impressão das imagens no suporte lambe-lambe são gratuitas.

Podem participar da exposição, fotógrafos profissionais e amadores residentes em Rondônia, com comprovação por meio de boletos, correspondências ou declaração do próprio proponente, e pessoas naturais do Estado – mesmo que não sejam residentes – mediante apresentação de documentos pessoais. Estes critérios atendem a um dos objetivos do projeto, que é de dar visibilidade à cena da fotografia rondoniense, especialmente de Porto Velho, explica Marcela Bonfim.

Obs: As fotos são da I Mostra a Céu Aberto realizada no ano passado na rua Euclides da Cunha

Fonte: Ana Aranda

Responder