Muito consumido por pessoas com intolerância à lactose, o leite vegetal tem ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros também por ser uma opção saborosa e saudável. Versátil, o alimento traz diferentes benefícios ao bom funcionamento do corpo, e pode ser consumido em diferentes receitas. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá dicas de como incluir em suas refeições.

Por não ser de origem animal, o que o faz o preferido também de quem segue uma dieta vegana, o leite vegetal é livre de colesterol e tem baixo índice glicêmico, o que evita os picos de glicose que favorecem o surgimento do diabetes. Entre os alimentos mais comuns utilizados para a sua produção, estão: arroz, soja, quinoa, aveia, coco, castanhas e amêndoas.

Em geral, os leites à base de oleaginosas e de coco são mais ricos em gorduras boas, enquanto os feitos à base de cereais são melhores fontes de vitaminas do complexo B e fibras. “Todos eles possuem boa quantidade também de minerais, como o zinco e o magnésio. Isso faz deles grandes aliados à imunidade, com componentes antioxidantes, fibras que auxiliam na função intestinal e na redução dos níveis de colesterol e glicemia”, explica Renata.

Fonte: revista marie claire

Responder