O local agora conta com memorial aos seringueiros e até academia ao ar livre

No final da tarde desta terça-feira (16/7), novas melhorias implementadas no Parque José Adelino, mais conhecido como Parque Circuito, foram inauguradas pela prefeitura de Porto Velho. Entre as novidades estão a Casa do Seringueiro e o tapiri, onde o látex era transformado em borracha.  

“Homenageando mais uma vez aqueles que estão na gênese do nosso município, que são os nossos seringueiros. E hoje, é um dia de dupla homenagem ao Dr. José Adelino, que leva o nome desse parque, que acabou conhecido como Parque Circuito, provavelmente pela existência de suas trilhas, mas é bom sempre estar lembrando o nome do médico, chamado o médico das crianças. É mais um espaço devolvido a comunidade de Porto Velho, com nova pista de caminhada, enfim, mais um lugar para o desfrute da família porto-velhenses”, declarou Hildon Chaves.

Responsável pelo espaço público, o subsecretário municipal de meio ambiente, Robson Damasceno, informou que, além da Casa do Seringueiro, o Parque ganhou nova camada de brita na pista de caminhada, que agora fica melhor para ser utilizada pelo público que se exercita no local, uma academia ao ar livre, um novo playground para as crianças e iluminação, entre outros itens.

“Esse trabalho faz parte da política de valorização dos espaços públicos implantada na gestão do prefeito Hildon Chaves. Atendemos mais uma meta do prefeito, que é proporcionar locais de qualidade para a visitação dos nossos usuários. Desde 2017, nós entramos nesse parque e todos os anos nos temos uma fase de entrega de novas demandas. Também melhoramos o Parque Natural e daqui há duas semanas, o prefeito entregará primeira Ecopraça, no Parque Ceará”, pontuou Damasceno.

Ainda conforme o subsecretário de meio ambiente, as melhorias no Parque José Adelino foram realizadas de forma integrada, por meio de uma parceria entre as secretarias Sema, Semi, Semusb, Semdestur, Suop, Emdur e Semes.

Populares que se encontravam no local prestigiaram a solenidade e depois, muitos aproveitaram a ocasião para tirar fotos ao lado do prefeito e da primeira-dama, Ieda Chaves. Vários secretários municipais e vereadores também participaram e enalteceram a gestão pela valorização dos espaços públicos e homenagens aos que contribuíram para com o desenvolvimento da cidade.

Agradecimentos

Filho de José Adelino, o jovem Italo Cavalcante foi convidado por Hildon Chaves para participar da solenidade. Ele lamentou o fato de outras gestões terem esquecido o pai dele, mas agradeceu a homenagem feita ao médico e exaltou o gesto feito pelo prefeito e seus assessores.

Ordem de serviço

Ainda como parte da cerimônia, o gestor municipal assinou nova ordem de serviço para beneficiar o Parque Circuito, desta feita, para a construção da guarita de segurança, construção do pórtico de entrada e a reforça dos banheiros.

Demonstração

O idealizador da Casa do seringueiro e do tapiri foi Sebastião Leitão, conhecido como “Sabiá”, que, inclusive, levou um seringueiro de verdade para demonstrar ao público como se extraia o látex da planta e o transformava em borracha, por meio do processo de defumação, fato que ocorria no tapiri. 

Fonte: Comdecom

Responder