Imagem da nossa antiga Porto Velho no início da década de 50, quando era capital do Território Federal do Guaporé. Em primeiro plano, vemos os dois galpões da antiga Garagem do Território (1), que depois passou a ser o supermercado da Cobal. Ambos foram demolidos para se construir a Praça das Caixas D’água.

Ao lado vemos a minha primeira escola, o antigo Jardim Central (2), hoje o Juizado da Infância e da Juventude. Mais adiante, vemos ainda em obras, o Palácio Presidente Vargas (3) e o antigo Porto Velho Hotel (4) e atual reitoria da Unir. O Palácio foi inaugurado em 1954 e o Hotel, um ano antes, em 1953.

Marcado com o número 5, o antigo Mercado Municipal, que foi definitivamente inaugurado em 1950 e destruído por um incêndio em 1966.

E finalmente, as nossas Três Caixas D’água (6), ainda em pleno funcionamento, quando tinham as cúpulas pintadas de branco. A primeira delas foi instalada em 1910 e as outras duas em 1912. Cada uma delas armazenava 200 mil litros d’água e funcionaram até 1957.

Direto do Túnel do Tempo…

 

ANÍSIO GORAYEB

Responder