O período de estiagem dos rios da Bacia do Madeira deve se caracterizar por níveis abaixo da média neste ano. Esta é uma das projeções apresentada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nesta quinta-feira (25).

Segundo o engenheiro hidrólogo da CPRM Marcus Suassuna, o Rio Madeira está começando o período de vazante de 2020 com níveis abaixo do normal. Em Porto Velho, o nível atual está próximo da zona de atenção para mínimas. A cota atual de 6,5 metros é quase três metros abaixo da mediana. De acordo com a série histórica, em 90% dos anos, os níveis nesta data foram maiores que o nível que está sendo observado hoje. Segundo os dados do MERGE/INPE, o trimestre de março, abril e maio acumulou déficit negativo de chuvas de 11% abaixo da média na bacia do Rio Madeira, ou seja, chuvas significativamente menores que as esperadas para os três meses.

“Esta condição, somada à análise dos modelos hidrológicos da região, permite projetar o período de pico da vazante em Porto Velho entre 24 de agosto e 26 de outubro, centrado no dia 25 de setembro. Além disso, o prognóstico indica que o Rio Madeira vai chegar ao final da vazante com cotas a serem registradas numa faixa de níveis bastante baixos”, explicou Marcus.

Outro prognóstico apresentado é relacionado ao período em que o Rio Madeira pode começar a ter restrições à navegação. A partir do nível de quatro metros, a Delegacia Fluvial de Porto Velho passa a adotar restrições e isso deverá ocorrer ainda na segunda quinzena de julho persistindo até o período de pico da vazante em finais de setembro. A projeção é que ao final da vazante, o Rio Madeira na capital de Rondônia regrida seus níveis até uma faixa entre 1,63 metros e 2,80 metros.

Os dados hidrológicos utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e demais parceiros.

 

Fonte: Assessoria

Responder