A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), criou um Comitê de Gestão e Decisão para junto com outras entidades montar um Plano de Retorno às Aulas Presenciais.

Participam desse comitê a Semed, Conselho Municipal de Educação, Sintero, Sinprof, Secretaria Municipal de Saúde e a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, além do Ministério Público de Rondônia. Neste momento de pandemia, as entidades estão mapeando os riscos da saúde, pedagógicos e financeiros do retorno as aulas.

O Comitê parte dos principais questionamentos, que são: por que reabrir? quando, onde e quais Escolas reabrir? Como reabrir? Para então, alinhar e executar protocolos sanitários e ações educacionais necessárias para uma volta às aulas de forma segura para alunos, profissionais e famílias.

As ações estratégicas do Comitê levam em conta as medidas sanitárias (distanciamento social na escola, controle de temperatura de estudantes e servidores, disponibilidade de máscaras individuais etc.), medidas pedagógicas (Políticas Educacionais), medidas administrativas e financeiras e medidas de prevenção e controle para profissionais da Educação, alunos e famílias.

Segundo Márcio Félix, Secretário Municipal de Educação, “o plano está sendo elaborado de forma coletiva e democrática” e pode ser revisto a qualquer tempo, quando os membros do Comitê julgarem necessário efetivar revisões.

 

Fonte: Comdecom

Responder