O Sistema Fecomércio Rondônia e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizaram, no dia 21, o Treinamento Representante 4.0 para elevar os conhecimentos dos líderes sindicais e fortalecer a representatividade a fim de promover ações que gerem resultados positivos para os setores de bens, serviços e turismo.

A videoconferência foi aberta pelo Presidente da Fecomércio RO, Raniery Coelho, que agradeceu a todos os participantes e ao presidente da CNC, Dr. José Roberto Tadros, pela oportunidade de poder oferecer instrumentos para reforçar a atuação da entidade no estado.

A secretária-geral da CNC, Simone Guimarães, enviou mensagem de incentivo e destacou a importância da implementação dos aprendizados no treinamento e da atuação da Fecomércio RO.

“Sabemos que a atuação de todas as entidades do Sistema CNC frente às representações é de extrema importância para a garantia do crescimento empresarial brasileiro e, nesse sentido, reforço que a Fecomércio Rondônia tem mostrado sua forte atuação na legítima defesa de interesses do setor. Ações como da Federação mostram que somos um Sistema que trabalha em prol dos empresários e pelo desenvolvimento sustentável do Brasil, resultando em qualidade de vida para todos cidadãos.”

A programação contou com a apresentação dos posicionamentos institucionais do Sistema CNC pelo advogado da Divisão Jurídica, Dr. Marcus Lima; e do assessor da Divisão de Relações Institucionais, Felipe Miranda.

Durante o evento, o Chefe da Assessoria de Gestão das Representações (AGR) da CNC, Aurélio Rosas, ressaltou que o ato de representar amplia a atuação de organizações na tomadas de decisões políticas. Ele afirmou que informações e conhecimento elevam o nível das ações representativas, trazendo consequentemente resultados positivos para as instituições e empresários brasileiros.

“Uma das principais características de uma entidade sindical é de agir como um elemento de composição e, ao mesmo tempo, desafiar o esforço de efetivarmos o processo democrático de gestão participativa no Brasil de nossos dias. Para a realização das atividades finalísticas das entidades, é amplamente necessário que os representantes desenvolvam o papel fundamental, contribuindo assim para o fortalecimento da representatividade”, reforçou.

Houve ainda a palestra “Mudanças Globais” com o Especialista Técnico da AGR, Cristiano Costa, que apontou as mudanças mais recentes que o mundo tem passado e como isso impacta na atuação do Sistema CNC e no trabalho dos representantes, além da importância da liderança para o representante e exibição de práticas para a melhor atuação.

A Consultora da Presidência da Federação, Cileide de Macedo discorreu sobre as ações realizadas pela Fecomércio em Rondônia, também destacadas pelos diretores do Sesc, Osvino Juraszek e do Senac, Nina Cátia.

Treinamento Representante 4.0

A atual conjuntura brasileira e mundial impõe um cenário altamente dinâmico às organizações, não sendo diferente para entidades sindicais do Sistema S. Para a realização das atividades finalísticas das entidades, é amplamente necessário que os representantes desenvolvam o papel fundamental, contribuindo assim para o fortalecimento da representatividade.

Em sua atuação, o representante se torna a personificação da entidade, constituindo o mediador de informações entre a instituição e o governo, influenciando nas decisões políticas e na construção de normas, decretos e leis que afetam diretamente as empresas do comércio.

Como a atuação de representantes tem ligação direta com os resultados das instituições do Sistema CNC-Sesc-Senac, pois seu desempenho contribui objetivamente com o protagonismo e a liderança da sua entidade e do setor representado, a Assessoria de Gestão das Representações da CNC (AGR) estruturou o Treinamento Representante 4.0, com vista a contribuir no desenvolvimento dos representantes.

Este treinamento integra o Programa de Desenvolvimento da Representatividade (PDR), e visa contribuir para o desenvolvimento dos representantes de todo o Sistema CNC-Sesc-Senac.

 

 

Fonte: Fecomércio

Responder