A programação busca atender uma demanda cada vez mais urgente

As mulheres foram previamente inscritas pelos agentes comunitários de saúdeAs mulheres foram previamente inscritas pelos agentes comunitários de saúde

Em continuidade às ações voltadas às mulheres em virtude do Outubro Rosa, a Prefeitura de Porto Velho promove nesta quarta-feira (13), o Dia “D” contra de combate ao câncer do colo do útero e mama na Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, no Cidade do Lobo. As ações devem mobilizar cerca de 80 mulheres durante a manhã e tarde.

As mulheres, previamente inscritas pelos agentes comunitários de saúde, puderam realizar a coleta de preventivo e exames para detectar algum tipo de doença de mama. Os exames são realizados na carreta do Hospital de Amor Amazônia, estacionada em frente à unidade.

Outras mulheres tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre prevenção dos diversos cânceres e sobre as temáticas saúde reprodutiva, saúde mental, alimentação saudável e a importância da atividade física frente às várias demandas da mulher, além da oferta de testes rápidos (hepatite, HIV, sífilis), verificação de Pressão Arterial (PA) e glicemia.

Raimunda Franklin Lopes, gestora da USF Renato MedeirosRaimunda Franklin Lopes, gestora da USF Renato Medeiros

De acordo com Raimunda Franklin Lopes, gestora da USF Renato Medeiros, a programação busca atender uma demanda cada vez mais urgente. “A nossa proposta é lembrar que agora é a hora. Não somente a covid-19 que mata, o câncer também. E ele vem assolando, por isso exige a prevenção”, disse.

A gestora lembrou, ainda, que outros atendimentos dentro da área de cobertura foram mantidos como, por exemplo, enfermagem, consultas odontológicas e médicas (ginecológicas), além da aplicação de vacinas. “As mulheres, além de buscarem atendimento médico e orientações, puderam participar de um café da manhã especial”, acrescentou.

BRINDES

As mulheres presentes puderam participar de dinâmicas que tiveram como premiação a doação de bolsas e, dentro delas, kits odontológicos, batom, esmalte e outros itens que valorizem a vaidade feminina.

Os itens de saúde foram doados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e as bolsas por servidores da USF.

 

Fonte: Assessoria

Responder