Adoção responsável será no Parque Jardim das Mangueiras

Município promove adoção responsável de cães e gatosMunicípio promove adoção responsável de cães e gato

Buscando promover o bem-estar animal, o município realizará, no próximo sábado (11), a primeira edição da feira de adoção de cães e gatos. A ação vai acontecer no Parque Jardim das Mangueiras, também conhecido como Skate Park, na zona Leste da cidade.

O evento tem atuação direta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), além de parceiros como a primeira-dama Ieda Chaves e da presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Márcia Socorrista.

Ao todo, 36 abrigos de animais, além de Organizações não Governamentais (ONGs), vão participar. As instituições são catalogadas na Sema e contam com o auxílio da gestão municipal no fornecimento de rações e serviço de castração.

Alexandro Pincer, secretário municipal de meio ambiente Alexandro Pincer, secretário municipal de meio ambiente

Estarão disponíveis para adoção cães e gatos de pequeno, médio e grande porte, que estão sob a tutela dos abrigos. O intuito é inserir a feira na programação anual das atividades da Prefeitura, dando oportunidade a quem procura ter um amigo pet com compromisso e responsabilidade.

“A feira caracteriza a sensibilização do bem-estar animal em todos os seus segmentos, fomentando a política pública do bem-estar animal. Esse objetivo já se transformou em ação programática orçamentária na gestão Hildon Chaves. Uma resposta concreta disso é a contratação do hospital veterinário e o fornecimento de ração para os abrigos cadastrados, algo que não se via em gestões passadas”, pontuou Alexandre Pincer, secretário da Sema.

Ainda conforme o titular da Sema, o processo de doação é simples e gratuito. O cidadão que tiver interesse em adotar um animal assinará o termo de adoção e terá o documento de autorização para encaminhar o pet ao hospital veterinário contratado, responsável pelo procedimento de castração. Caso o animal esteja apto, dentro da análise clínica veterinária, poderá ser castrado e microchipado.

Feira conta com apoio de entidades apoiadas pela Prefeitura Feira conta com apoio de entidades apoiadas pela Prefeitura

A programação também contará com exposição e comercialização de produtos de diversos bazares, organizado pela Semdestur. O intuito é divulgar e melhorar a política do bem-estar animal em Porto Velho.

CONSCIENTIZAÇÃO

Com a chegada da pandemia, os casos de abandono de animais aumentaram de forma significativa. Por essa razão, a feira também traz a mensagem de conscientização quanto à responsabilidade de cuidar de um pet.

“O cidadão precisa ter essa consciência de não abandonar o seu animal e a pessoa que tem o interesse em adotar um, precisa agir de forma responsável. Quem tiver interesse, pode procurar a feira. Acreditamos que, quando se adota um pet, a pessoa passa a ter um companheiro fiel. E estamos aqui para auxiliar nesse processo”, concluiu o secretário da Sema.

O Parque Jardim das Mangueiras fica localizado na avenida José Vieira Caúla com a avenida Guaporé, no bairro Igarapé. O evento acontecerá das 16h às 19h.

 

Fonte: SMC

Responder