Conhecida popularmente como ‘louro’, a carismática ave pode ser encontrada na Amazônia Legal.

Comemorando 80 anos no dia 24 de agosto, o personagem Joe, José ou apenas Zé Carioca, dos quadrinhos criados por Walt Disney em 1941, foi o primeiro personagem brasileiro da companhia.

Idealizado após uma viagem do “pai do Mickey” ao Rio de Janeiro, a personagem “nasceu” no Copacabana Palace e era basicamente um “carioca da gema”.

Foto: Reprodução

O que inspirou a criação da personagem ainda gera debates. Sabe-se que foi criado durante a viagem ao Rio de Janeiro, mas algumas versões são contadas: uma homenagem ao cartunista J. Carlos (que teria recusado o convite para fazer parte da equipe de Walt Disney); inspirado no sambista Paulo da Portela; ou inspirado no cavaquinista paulista, José do Patrocínio Oliveira, o ‘Zezinho’.

Mas você já ouviu falar do Zé Carioca da Amazônia? Estamos falando do popularmente conhecido ‘louro’ ou papagaio-verdadeiro.

Foto: Adolfo Alarcon / Flickr

Disney escolheu o papagaio porque era a ave que mais se aproximava do que enxergava ser o estilo de vida do brasileiro à época: animado, despretensioso e meio preguiçoso.

O papagaio-verdadeiro é uma ave Psittaciforme da família Psittacidae, conhecido também como ajuruetê, juru-etê, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-grego, papagaio-baiano, trombeteiro (Mato Grosso), papagaio-boiadeiro e ‘louro’, como são chamados todos os papagaios domesticados no Brasil.

A ave mede entre 35 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 400 gramas. Ela se diferencia pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. O restante do corpo geralmente é verde, mais claro entre o ventre e o rabo.

Possui duas subespécies reconhecidas:

Amazona aestiva aestiva (Linnaeus, 1758) 

Ocorre no leste do Brasil, do Estado do Maranhão e Pará até o Rio Grande do Sul. A subespécie aestiva, tem menos amarelo na face e o ombro é principalmente vermelho.

Amazona aestiva xanthopteryx (Berlepsch,1896)  

Ocorre da Bolívia até o sudoeste do Brasil, no Paraguai e norte da Argentina. A subespécie xanthopteeryx, tem o amarelo mais extenso na face e o ombro é principalmente amarelo com uma pequena parte vermelha. Também é conhecido como papagaio-do-chaco.

Foto: Reprodução/Fapesp

Costumam se reproduzir entre setembro a março, em buracos de rochas erodidas, barrancos ou ocos de árvores, demorando cinco anos para chegar à fase adulta. São conhecidos como “mestres do amor eterno”, devido à estimativa de que 90% sejam monogâmicos. Vivem em média 60 anos e se alimentam basicamente de sementes e frutos.

Podem ser encontradas no país todo, mas sua distribuição na Amazônia Legal ocorre principalmente nos Estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Devido ao “dom da fala”, o papagaio-verdadeiro é muito procurado como ave de estimação.

 

Fonte: Portal Amazônia

Autora: Karina Pinheiro

 

Responder