Nesta segunda-feira (6), às 10h, no auditório da Prefeitura de Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves, e o secretário Municipal da Fazenda, João Altair, recebem a imprensa para passar informações a respeito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O assunto tem gerado muitas polêmicas e reclamações quanto ao reajuste do imposto, que deveria ser de 30% a partir deste mês de março. Porém, muitos contribuintes reclamam de aumentos absurdos, que chegam a mais de mil por cento.

É o caso de Romualdo Ferreira, morador do bairro Lagoinha, que no ano passado pagou cerca de R$ 300, mas que este ano, ao retirar o carnê para pagar o imposto na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), tomou um grande susto ao constatar que o valou do IPTU do seu imóvel saltou para mais de R$ 3 mil.

No início da noite de sábado, o Ministério Públici Estadual (MPRO) divulgou nota informando que não recomendou e nem tampouco determinou reajuste na base de cálculo do imposto. Disse ainda que um procedimento foi instaurado para estudar o caso.

  1. Está um absurdo esse aumento. Aqui em casa os três imóveis, dois residenciais e um ponto comercial, o total de tudo ficou em quase 6.000 reais. É um absurdo pagar mais impostos do que se ganha. Não sei o que esses governantes têm na cabeça, recebem um dinheirão e exploram a população, que fica sem ter o que comer, sem medicamentos que precisa comprar, passando necessidades para pagar imposto. Se isso continuar, vai ter que pedir socorro nos empréstimos de banco, para poder pagar o Imposto Predial. Que país é esse?

Responder